Por

Wellington Prado

Repórter

O tráfego de veículos deve começar a ser liberado nas imediações do Mercado Municipal, em até 30 dias, conforme previsão da Prefeitura de São Mateus.

Em resposta à Rede TC de Comunicações, a Secretaria Municipal de Comunicação afirmou que após as chuvas intensas que caíram no Município recentemente uma cratera se abriu novamente no local, no entroncamento entre as ruas Coronel Mateus Cunha e Hélio Orlandi e a Avenida Mateus Cunha Fundão.

Por tanto, o trânsito de veículos no entorno do Mercado, para quem desce do Bairro Sernamby sentido Centro, e para quem trafega do Bairro Boa Vista também no sentido Centro, em direção ao Banco do Brasil, está interrompido. A alternativa é dar a volta pelo Bairro de Fátima (Ideal), pela Rua da Liberdade, ou passar pela Rua do Teimoso, ambas com acesso à Avenida José Tozze.

De acordo com a Prefeitura, as obras de reparo no local iniciaram na segunda-feira (8). “A Secretaria Municipal de Obras necessitava da presença de equipes da Petrobras e do Saae porque no trecho passam tubulações de gás e rede de esgoto. Nessa primeira fase, a engenharia identificou que as caixas de passagem da água pluvial estavam entupidas. Foi realizada a desobstrução e está sendo feita a substituição de manilhas num trecho de aproximadamente 20 metros, entre as caixas 1 e 2 [poços de visita], porque elas [as manilhas] não suportam grandes volumes de água de chuvas” – relata.

Leia também:   Mateenses já podem fazer sugestões para a Lei Orçamentária Anual

O problema no local é antigo e ocorre sempre em momentos de chuvas expressivas, quando a água que desce pelas vias adjacentes se junta com a que escorre pelo Córrego da Bica também devido às chuvas volumosas na área dos bairros Sernamby e Boa Vista, além do Centro.

 

 

A Secom Municipal frisa ainda que as manilhas atuais, de 600mm, estão sendo substituídas por outras de 1.500mm. Além disso, outros dois poços de visita começarão a ser construídos até a sexta-feira (12). A previsão é que eles fiquem prontas até o dia 17, na próxima quarta-feira. Ainda de acordo com a Prefeitura, após a conclusão dos dois poços, ainda será necessário aguardar de 15 a 20 dias para que eles estejam prontos para serem utilizados.

Leia também:   Mateenses entusiasmados para o duelo Galo e Flu no Estado

 

Reparo do piso das pistas

 

São Mateus – A Secretaria de Comunicação frisa que o reparo do piso das pistas no local das obras ocorrerá após a conclusão dos poços de visita. A princípio, apenas parte da Rua Coronel Mateus Cunha, que desce do Bairro Sernamby sentido Centro, deverá ser liberada para o tráfego de veículos, “o que deve ocorrer dentro de 30 dias, caso não chova”.

“Na sequência, a equipe técnica iniciará um trabalho de investigação do outro trecho –esquina da Casa Baldo até a outra esquina, nos entroncamentos das ruas Coronel Mateus Cunha, Mateus Corbiniano Coelho e General Osório– para avaliar qual medida poderá ser tomada, sendo a troca de manilhas por outras maiores ou a duplicação das manilhas para dar vazão à água da chuva” – frisa a Prefeitura.

 

Busca por solução definitiva

 

São Mateus – A Prefeitura salienta que essas obras têm o objetivo de diminuir os impactos da chuva na área central da Cidade, no entorno do Mercado Municipal. “Para a solução definitiva, o trabalho demanda tempo e verba externa. Será necessário substituir todo o manilhamento por galerias num trecho de mais de 500 metros” – ressalta.

Leia também:   São Mateus gera mais de 1.600 empregos formais em um ano, indicam dados do Novo Caged

Segundo a Secretaria de Comunicação, o secretário de Obras, Infraestrutura e Transporte, João Adir Scardini, informou que um projeto de galerias já está sendo elaborado. “Assim que o mesmo estiver pronto, o Município irá pleitear recursos junto aos governos Estadual e Federal para que a obra possa ser realizada” – destaca.

 

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here