Por

Wellington Prado

Repórter

Coordenador da bancada federal capixaba, o deputado federal Josias Da Vitória manifestou sobre o novo projeto de lei que propõe a autorização para criação da Universidade Federal de São Mateus (UFSM). “A proposta tem meu apoio integral”, disse o parlamentar em resposta à Rede TC de Comunicações.

O Projeto de Lei foi apresentado na Câmara Federal pelo deputado Neucimar Fraga no dia 26 de maio propondo a criação da UFSM por desmembrando do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) da Ufes.

Da Vitória argumenta que São Mateus é um município polo na educação. “A criação da Universidade Federal de São Mateus amplia a oferta de vagas e garante mais autonomia ao campus. Beneficia São Mateus e toda a região” – sustenta.

O parlamentar reforça que, “a princípio, não há impacto financeiro pois já existe orçamento público direcionado para a unidade e há corpo técnico formado”.

 

UFES

Também em resposta à Rede TC, a Assessoria de Imprensa da Ufes afirmou que a Administração Central da Universidade informa que a nova proposta não foi discutida internamente e que também não havia sido demandada até então para debater a questão.

Leia também:   Festival do pescado e frutos do mar começa no dia 3 de maio em Barra Nova norte

 

“Tem que consultar

a base”, diz Mady

 

São Mateus – A exemplo do que já manifestou o diretor do Ceunes, Luiz Antônio Fávero, a educadora Mady Rodrigues de Oliveira defende uma ampla discussão interna no Ceunes sobre o projeto de criação da Universidade Federal de São Mateus.

“Tem que consultar a base”, sustenta Mady, que integrou a comissão de ex-alunos da antiga Coordenação Universitária, a Ceunes, que atuou na mobilização pela implantação da universidade no norte do Espírito Santo, culminando em 2005 na criação do centro universitário.

 

 

Mady demonstra preocupação com a nova proposta no atual contexto econômico do País e o fato de estar se aproximando das eleições de 2022.

“Todas as universidades estão com problemas seríssimos. Eu não levantaria uma bandeira hoje neste momento em torno de criação de uma nova universidade porque ela vai nascer sucateada” – afirma.

Leia também:   Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira

A educadora argumenta ainda que as universidades do País estão sofrendo com cortes orçamentários, passando por dificuldades e antes de criar a Universidade Federal de São Mateus é preciso conhecer a realidade do Centro.

Além disso, Mady entende que, em contextos anteriores, os esforços políticos poderiam ter feito essa proposta avançar.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here