As secretarias de Assistência Social e de Defesa Social da Prefeitura de São Mateus receberam ao longo dos dias anteriores de intensas chuvas, dezenas de ligações e mensagens com vídeos relatando transtornos como alagamentos, destelhamentos e voçorocas –valas escavadas pela passagem da água pluvial. Nesta terça-feira (30) foram contabilizadas 71 famílias atendidas no Município.

Desde terça-feira passada, dia 23, quando foram registrados mais de 50mm em pouco mais de três horas, o acumulado de chuvas em São Mateus já passava de 160 milímetros, conforme dados da estação meteorológica do Inmet localizada no Bairro Litorâneo. NO mesmo período, a estação do Cemaden localizada em Guriri registrou mais de 200mm de chuvas.

“Pautadas pelas solicitações de moradores, equipes da Defesa Civil e Assistência Social percorreram bairros durante toda a segunda-feira e terça-feira (30). Somente no Bairro Eldorado, 21 famílias foram atingidas: duas ficaram desalojadas e uma foi classificada como desabrigada” – destaca a Secretaria Municipal de Comunicação.

Leia também:   Moradores pedem solução para conter vazamento de água no Bairro Carapina

“Todos os relatos e ocorrências que a Assistência Social verifica são encaminhados para a Defesa Social, que faz as vistorias e retorna o laudo para que, quando é o caso, tomemos as providências necessárias” – destacou a secretária de Assistência Social, Marinalva Broedel

 

AINDA SOB ALERTA

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com um acumulado de chuvas de 326,6 mm –dados atualizados às 18h desta terça-feira–, em janeiro de 2024 já choveu mais que o dobro da média histórica para São Mateus, que é de 150mm. E a previsão é de mais chuvas para esta quarta-feira, último dia de janeiro.

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here