A Coordenadoria  Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) confirmou, por volta de 10h deste domingo (24), que subiu para 15 o número de mortos no Sul do Estado, em decorrência das fortes chuvas registradas na noite de sexta-feira (22) e sábado (23). Treze óbitos foram confirmados em Mimoso do Sul e outros dois em Apiacá. Até  o momento, 4.481 pessoas estão desalojadas e 273 desabrigadas na região.

O governador Renato Casagrande disse, nesta manhã, que recebeu ligação do Presidente Lula, que expressou solidariedade à população capixaba e reafirmou o apoio do Governo Federal.

A Cepdec relata que as equipes continuam trabalhando, com o nível de água baixandoe permitindo a chegada em locais antes inacessíveis.

Casagrande decretou, sábado (23), a Situação de Emergência. Casagrande fez um sobrevoo na região e visitou o município de Mimoso do Sul, uma das cidades mais atingidas pela enxurrada. Desde o início das chuvas, o Governo do Estado atua na coordenação dos trabalhos de resposta ao desastre no resgate de vítimas e no atendimento das pessoas atingidas.
O Decreto nº 501-S foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado. Fica decretada a Situação de Emergência nos municípios de Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.
Durante a manhã deste sábado, o governador do Estado esteve no Centro de Inteligência da Defesa Civil em Vitória para acompanhar as ações de resposta e de coordenação das equipes do Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil e outras agências públicas nos municípios atingidos.
Em seguida, Casagrande e o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos, sobrevoaram as áreas mais afetadas e estiveram em Mimoso do Sul, onde foram recepcionados pelo prefeito Peter Costa. A comitiva percorreu vias e falou com moradores da cidade. Casagrande retornou à Vitória, onde concedeu uma entrevista coletiva no Quartel do Corpo de Bombeiros.
“Vimos em Mimoso do Sul uma situação caótica, porque a cidade está sem comunicação devido à falta de energia que precisou ser cortada. Infelizmente, já temos quatro óbitos confirmados e ainda pessoas desaparecidas. Nosso esforço é para que a gente possa retomar os serviços essenciais, além de resgatar as pessoas nas áreas alagadas e dar alimentação aos atingidos em todas as cidades. Toda a equipe de governo está envolvida neste trabalho de assistência”, afirmou o governador.

ES Solidário
Em decorrência das fortes chuvas no sul capixaba, o Governo do Estado está organizando doações de água mineral, cestas básicas, cobertores, roupas em condições de uso, além de kits de limpeza e de higiene pessoal para ajudar as pessoas que estão enfrentando dificuldades.
Os donativos podem ser entregues em Vitória, na Quadra de Esportes da sede do Corpo de Bombeiros Militar (Endereço: Rua Tenente Mário Francisco de Britto, 100, bairro Enseada do Suá), e em Cachoeiro de Itapemirim, na 1ª Companhia Bombeiros Militar (Endereço: BR-393, KM 0, antiga Av. Mardegan, 790, bairro Marbrasa).

 

Foto: GovernoES/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here