O Sindicato Rural de São Mateus emitiu nota de repúdio sobre a ocupação a Fazenda Coqueirinho, em São Mateus. A área, localizada no km 16 da BR-381, já foi sede da fábrica de amido de mandioca Inquinor. A fazenda foi ocupada por cerca de 200 famílias organizadas pelo Movimento dos Sem Terra (MST) na madrugada desta quarta-feira (17).

“O Sindicato Rural de São Mateus expressa veemente repúdio à invasão recentemente ocorrida em uma propriedade agrícola na zona rural do nosso município. Consideramos que tal ação, independente de quem seja o proprietário, é um atentado grave contra as bases do Estado de Direito, violando flagrantemente as garantias constitucionais que asseguram o respeito à ordem pública e ao direito fundamental à propriedade privada” – diz a nota enviada no fim da tarde desta quarta pelo presidente do Sindicato, Renilto Correia.

Para o Sindicato, “é inadmissível que agricultores e cidadãos honestos, que se dedicam diariamente à sustentabilidade de suas famílias e ao desenvolvimento econômico do país, sejam privados de seus direitos por indivíduos ou grupos que operam à margem da lei”, acrescenta.

Leia também:   Homem é espancado em Braço do Rio

Na nota, o Sindicato expressa o entendimento da entidade de que “a invasão de propriedades não apenas ameaça a segurança individual dos proprietários, mas também compromete o potencial produtivo nacional”.

O Sindicato Rural frisa ainda que “insta às as autoridades judiciais e as instituições governamentais a adotarem, com urgência, medidas rigorosas contra tais movimentos anticonstitucionais”.

“Acreditamos que somente por meio da aplicação inflexível da lei será possível restaurar a ordem e garantir a integridade e segurança de todos os brasileiros. Estamos comprometidos em defender os interesses legítimos dos produtores rurais e em contribuir para a paz social e o progresso contínuo de nossa coletividade”, complementa.

 

DA VITÓRIA

Coordenador da bancada federal capixaba em Brasília, o deputado federal Josias Da Vitória também se manifestou a respeito da ocupação do MST na Região dos Quilômetros. “Mais uma vez o Espírito Santo sendo vítima desse movimento criminoso do MST. Invasão de uma fazenda produtiva no município de São Mateus, na BR-381, nesta madrugada de 17/04/23 [24]. Por isso é necessária urgência do Projeto de Lei 895/23 que aprovamos ontem [terça-feira, 16] na Câmara dos Deputado para punir os invasores de propriedades rurais e urbanas” – escreveu o parlamentar numa rede social.

Leia também:   Equipe de São Mateus está na final do campeonato dos comerciários

Foto: MST/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here