A Superintendência Regional de Saúde Norte deu início ao atendimento pelo Programa de Órtese e Prótese Oftalmológica da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), no Centro Regional de Especialidades (CRE), em São Mateus.

De acordo com a assessoria da Sesa, desde a semana passada, pacientes oftalmológicos com residência no norte do Espírito Santo estão tendo acesso a óculos gratuitamente.

“Nesse primeiro atendimento, 40 pacientes dos municípios de Pinheiros e de Boa Esperança que estão aptos a receber os óculos estiveram no CRE para apresentar os exames e escolher o modelo. Depois de pronto, o Centro Regional de Especialidades vai entrar em contato com o paciente para que busque os óculos. As ações vão acontecer ao menos uma vez por mês e a próxima será no dia 2 de outubro” – esclarece a pasta.

O superintendente regional de saúde da região norte, Edilson Monteiro, explica que o início do programa em São Mateus faz parte das ações de descentralização da saúde promovidas pela Sesa. Até então, o serviço só era oferecido no CRE Metropolitano, em Cariacica.

Uma das pacientes que teve acesso aos óculos de forma gratuita foi a auxiliar de serviços gerais Cecília Morosini dos Santos, de 56 anos.
Foto: Sesa/Divulgação

“Essas ações são possíveis graças à sensibilidade e ao compromisso do Governo do Estado para a garantia e ampliação dos serviços de saúde disponibilizados para a população capixaba em todas as regiões de saúde. A descentralização dos serviços para mais perto do cidadão é uma determinação e cobrança diária do governador Renato Casagrande” – pontua Edilson Monteiro.

Uma das pacientes que teve acesso aos óculos de forma gratuita foi a auxiliar de serviços gerais Cecília Morosini dos Santos, de 56 anos. Ela tem glaucoma e, por causa da doença, enxerga apenas 57% pelo olho esquerdo. “Fiz todas as consultas e exames pelo Saúde Fácil, em Conceição da Barra, e só tenho a agradecer ao Programa. Os meus óculos custam na faixa de R$ 1.800 e fazia porque tinha que fazer” – disse.

 

COMO TER ACESSO

Para ter acesso ao Programa de Órtese e Prótese Oftalmológica, o paciente deve ter a prescrição para o uso de óculos fornecida por um oftalmologista do Sistema Único de Saúde (SUS), emitida no prazo máximo de seis meses.

Depois disso, o interessado deve procurar a unidade de saúde de referência no município de residência para fazer o agendamento com os seguintes documentos: Cartão do SUS; Carteira de Identidade; comprovante de residência em nome do paciente; se for em nome do cônjuge, anexar certidão de casamento; caso more de aluguel ou casa de terceiros, anexar uma declaração simples do proprietário, atestando a moradia ou uma declaração emitida pela Unidade de Saúde ou Centro de Referência de Assistência Social (Cras); Certidão de Nascimento e RG do responsável –em caso de menores de 18 anos e pessoas com deficiência.

Foto do destaque: Sesa/Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here