A Secretaria Estadual da Saúde desmobilizou mais 38 leitos de tratamento da covid-19 no Hospital Roberto Silvares, em São Mateus. Foram retirados da oferta um total de oito leitos de UTI e 30 de enfermaria. A atualização no Painel de Ocupação de Leitos da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) foi feita na quarta-feira (19).

O Hospital Roberto Silvares é referência no norte do Estado para tratamento da covid-19.Com isso, às 13h54, haviam 30 leitos de UTI destinados ao tratamento da doença, oito a menos que os dias anteriores. Na enfermaria, a redução foi de 90 para 60 leitos, ou seja, uma desmobilização de 30 vagas.

Com essa alteração na oferta de leitos, a unidade hospitalar estava quarta-feira com taxa de ocupação geral para casos de covid-19 em 73,33%, sendo 96,67% em UTI e 61,67% em enfermaria. O hospital estava com 29 pacientes na UTI e 37 na enfermaria. Desta forma, restava apenas uma vaga na UTI para covid-19. Já na enfermaria, a oferta era de 23 leitos.

Leia também:   Polícia Militar apreende pistola após troca de tiros na zona rural de São Mateus

Quarta-feira, o Espírito Santo apresentava uma redução de 1.028 para 1.005 leitos de UTI e de 981 para 892 leitos de enfermaria, indicando que a desmobilização de leitos exclusivos para covid-19 ocorreu também em outras unidades hospitalares do Estado. Dos leitos de UTI, 762 estavam ocupados, o que representa uma taxa de ocupação de 75,82%. Já de enfermaria, 494 leitos estavam com pacientes, sendo 55,38%. A ocupação geral de leitos de covid no Estado estava em 66,21%.

Alteração de acordo com o comportamento da pandemia

Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) ressalta que “uma das estratégia adotada no Estado para o enfrentamento da pandemia continua sendo a expansão de leitos”. No entanto, afirma que de acordo com o comportamento da pandemia, levando em consideração a diminuição da taxa de ocupação da rede hospitalar de maneira sustentada, leitos específicos para pacientes Covid podem ser migrados para outros perfis clínicos.

“É importante ressaltar que a migração de leitos para atendimento de outras especialidades médicas tem ocorrido desde o final do ano passado de acordo com a disponibilidade de leitos. Com a identificação de aumento na taxa de ocupação, os leitos voltam a ser disponibilizados para pacientes Covid” – salienta.

Leia também:   Homem é morto a tiros na zona rural de Linhares

 

Foto de destaque: Giovani Pagotto/Governo-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here