O Hospital Roberto Silvares tem registrado desde o final do ano passado taxas de ocupação dos leitos destinados ao tratamento de covid-19 acima dos 80%. Em algumas ocasiões, a ocupação chegou a 100%.

Questionada, a Secretaria Estadual da Saúde afirma que trabalha com a disponibilidade de leitos para tratamento de covid-19 de forma estadual, na rede própria, filantrópica e contratada.

A Sesa reitera que mantém no Hospital Roberto Silvares a estratégia diária de otimização das transferências e altas por melhora clínica para garantir a disponibilidade de leitos.

“É importante frisar que por meio do Programa Leito para Todos novas vagas estão sendo abertas e os pacientes infectados pela covid-19 não estão desassistidos. No momento, em todo o Estado, a disponibilidade é de cerca de 347 leitos” – acrescenta a Sesa, embora não especifique na resposta se serão contratados novamente leitos privados em São Mateus.

OCUPAÇÃO DE LEITOS

Na semana passada, os 37 leitos de enfermaria destinados a pacientes com covid-19 estavam com 100% de ocupação na unidade hospitalar que é referência no norte do Estado, sendo que o fato voltou a se repetir domingo (17). O mesmo ocorreu recentemente com os leitos reservados para UTI.

Leia também:   Polícia Militar detém foragido e apreende submetralhadora em São Mateus

Conforme o Painel Covid 19, às 9h44 de segunda-feira (18), estavam ocupados 35 dos 37 leitos de enfermaria e 21 dos 28 de UTI. Conforme a Sesa, a taxa de ocupação de leitos é dinâmica, “já que altas médicas, transferências e novas admissões são feitas diariamente”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here