Por

Wellington Prado

Repórter

Após uma madrugada de quinta-feira com muito frio em São Mateus, a professora de dança Monique Cruz, junto com a mãe Rita Cruz, criou a Campanha de Agasalho Urgente, voltada a moradores de rua. “O frio dói e mata”, destaca, ao lamentar a morte de um homem de 66 anos após enfrentar uma madrugada de muito frio nas ruas de São Paulo. O fato, ocorrido nesta semana, também a estimulou a criar a ação que já iniciou o recebimento de doações nesta quinta.

Desta forma, Monique convocou amigos, alunos, familiares, todas as pessoas que têm contato e a quem se interessar em ajudar com doações. Ela afirmou que um dos pontos de entrega é a sede do Studio Monique Cruz, próximo à Praça São Benedito, das 8h às 20h. Outro ponto é na loja Imperium Fashion, no Centro. “Pode ser qualquer tipo de agasalho, como roupa, mantas e edredom”.

Com os agasalhos, Monique frisa que sairá pelas ruas de São Mateus e de Guriri para entregar as doações para moradores de rua.

Leia também:   Primeira obra da mateense Edeny Dena Gomes Furini, Cotidiano e Poesia terá lançamento em junho

 

RECORDE DE FRIO

A estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no Bairro Litorâneo, em São Mateus, registrou na madrugada desta quinta-feira a temperatura mínima de 13,8ºC. O dado também foi apresentado pela Defesa Civil Estadual, que destaca que o frio bateu o recorde do ano em São Mateus.

“Depois do frio desta noite, aí resolvemos fazer essa campanha. Vamos começar hoje (ontem). As doações que forem, já vamos sair na rua para fazer a entrega. A gente, dentro de casa, no bem bom, no edredom, não sabe que alguém morreu de frio. É triste!”, sustenta Monique Cruz.

 

CONSULTÓRIO NA RUA

O secretário municipal de Saúde, Henrique Follador, detalha que a Pasta trabalha junto com a Secretaria Municipal de Assistência Social nas intervenções junto a moradores de rua em São Mateus. Na manhã desta quinta-feira (19), profissionais do projeto Consultório na Rua abordaram moradores de rua na Cidade.

A Reportagem procurou mais detalhes sobre as ações com a Secretaria de Assistência Social, mas a secretária Marinalva Broedel relatou por mensagem que estava numa agenda em Vitória.

Leia também:   Aos 52 anos, mateense Joelma de Angeli é campeã estadual de fisiculturismo

 

Nesta quinta-feira, uma equipe do programa Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, foi vista realizando abordagem a morador no Bairro Sernamby.
Foto: Wellington Prado/TC Digital

Frio no Espírito Santo

 

Vitória – A Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesp) detalha que o Espírito Santo registrou, na noite de quarta para quinta-feira, a menor temperatura do ano até o momento. No Município de Domingos Martins, segundo a Defesa Civil Estadual, os termômetros registram mínima de 1,5ºC.

Conforme apuração da Defesa Civil, além de Domingos Martins, os municípios capixabas com as menores temperaturas na mesma noite foram Venda Nova do Imigrante (3,9º C), Afonso Cláudio (6,8º C), Iúna (8,4º C), Santa Teresa (8,7º C), Vila Velha (9,1º C), Alegre (10,3º C), Vitória (11,6º C), Alfredo Chaves (11,8º C), Ecoporanga (13,4º C), São Mateus (13,8º C), Cachoeiro de Itapemirim (13,9º C), Marilândia (14,5º C), Nova Venécia (14,8º C), Linhares (14,9º C) e Presidente Kennedy (16,3º C).

 

FRIO ATÉ O FIM DE SEMANA

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que a onda de frio deve permanecer em São Mateus até o fim de semana. Nesta sexta-feira (20), a expectativa é de temperatura mínima de 15ºC e máxima de 27ºC. No sábado, a previsão é de mínima de 15ºC e máxima de 28º C. Já no domingo, o Inmet prevê mínima de 15ºC e máxima de 27ºC. O frio deve continuar na segunda-feira, com mínima de 16ºC e máxima de 29ºC.

Leia também:   São Mateus gera mais de 1.600 empregos formais em um ano, indicam dados do Novo Caged

 

Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here