O primeiro Seminário Intermunicipal de Cultura acontece em São Mateus no sábado (27) a partir das 9h com programação até às 15h. Marcado para acontecer no auditório da Câmara de São Mateus e organizado pelo Centro de Estudos da Cultura Negra do Norte do Espírito Santo (Cecunes), o seminário reunirá população, artistas e secretários de Cultura do norte do Estado.

O presidente do Cecunes, Eguinaldo Andrade de Santana, procurou a Rede TC de Comunicações para relatar que a entidade está se reorganizando para retomar as atividades culturais no município. Segundo ele, o seminário será de extrema importância. Conforme disse, a subsecretaria de políticas culturais do Estado, Carolina Ruas Palomares, confirmou presença.

Eguinaldo Andrade de Santana é o presidente do Cecunes.
Foto: TC Digital

“A nossa ideia é fazer um debate para juntar essa força cultural que nós temos aqui no norte. Há alguns anos, quando o Cecunes estava mais atuante, conhecíamos os secretários todos. Atualmente não temos mais esse conhecimento. A cultura aqui no norte está muito dispersa. Tínhamos festival de teatro, música, na região, em Montanha, Pinheiros. A ideia é resgatar o potencial cultural e os eventos” – reforça.

Leia também:   Com baixa procura, Saúde busca estratégias para ampliar vacinação contra a dengue em São Mateus

De acordo com Eguinaldo, o convite foi enviado aos secretários de cultura e artistas de São Mateus e também de Mucurici, Jaguaré, Conceição da Barra, Montanha, Nova Venécia, Boa Esperança e Pedro Canário.

“Um evento que parte da iniciativa popular, da cultura negra, é necessário contar com a participação da população para esse debate aprofundado. Esperamos despertar a nossa força cultural e colocar essas pessoas mais próximas, tanto do poder público quanto do privado. Não adianta você ter uma boa secretaria de cultura se a cultura do município não estiver atuando, viva” – enfatiza.

“Na cultura, cada passo é um passo dado no caminho da liberdade. Cultura é aquela força do povo que traz melhoria para a saúde, educação, para a infraestrutura” – afirma.

 

PROGRAMAÇÃO

Segundo Eguinaldo, o Seminário Intermunicipal de Cultura visa discutir, fortalecer e ampliar a cultura do Espirito Santo.

Após a abertura, debate sobre a conjuntura politica cultural capixaba e editais da cultura, além de cultura popular, patrimônio material, imaterial e histórico, música, teatro, literatura e artesanato.

Leia também:   Daniel obtém vitória por unanimidade do TJES contra lei municipal de iniciativa da Câmara que aumentou seu salário

Foto do destaque: TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here