Em reunião realizada ontem na Assembleia Legislativa, representantes que atuam no turismo capixaba pediram à comissão temática da Casa um “olhar especial” para o setor, que há um ano opera com restrições em decorrência da pandemia de covid-19. Muitos dos participantes lembraram da contribuição do segmento para a economia.

O secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Viana, José Olavo Medici Macedo, pediu “um olhar muito próximo ao setor de eventos, que está sofrendo muito”, diferentemente de algumas outras áreas, como a hotelaria, que consegue manter algum tipo de atividade. “O setor de eventos realmente está parado”, revelou.

Responsável pela organização da Festa da Penha, Raimundo Nonato fez coro ao colega, reiterando o momento ímpar enfrentado pela área de eventos. Nonato cobrou uma discussão sobre o turismo no momento atual e pós-pandemia e alertou sobre a necessidade de um canal de diálogo para debater medidas para manter as empresas. “Vai existir alguma empresa de eventos ainda aberta?”, indagou.

Segundo ele, a Festa da Penha reúne cerca de 2,5 milhões de pessoas nas ruas de Vitória e Vila Velha e a não realização desse evento gera um “grande impacto na nossa economia”.

Leia também:   Homem é flagrado com maconha em Pedro Canário

“Nenhum setor sofre mais do que o setor de eventos”, concordou o presidente do colegiado, Carlos Von (Avante). “De fato a gente precisa ter um olhar especial e na falta dos eventos o que a gente vem acompanhando no Brasil inteiro, e não só no Espírito Santo, são as festas clandestinas. Tenho certeza de que, de fato, é isso aí que está propagando esse vírus”, pontuou.

Representando a Prefeitura de Vila Velha, Maria Amália Queiroz Belo reforçou a cobrança junto ao colegiado. “O turismo foi um dos setores mais impactados nessa pandemia, aviões parados, os bares e hotéis fechados”, relatou. “A gente conta com essa comissão para poder desenvolver o turismo na Região Metropolitana”, destacou.

A reunião também teve a participação da ex-deputada Luzia Toledo, atualmente diretora de Turismo da Companhia de Desenvolvimento de Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV). Ela falou da importância das atividades do segmento para a economia e de projetos que devem ser implantados pela prefeitura na área.

FOTO DE DESTAQUE: Foto: Assembleia Legislativa/Wellington Abner

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here