O secretário municipal de Saúde Henrique Follador fez um apelo à população mateense, principalmente aos idosos, nesta segunda-feira, para que procurem completar o esquema vacinal contra a covid-19 com a 3° e 4° doses.

“A ciência identificou para esse público-alvo [idosos] tem uma perda da imunidade dessa vacina mais rápida e, por isso, há necessidade de reposição para obter a imunização novamente. O nosso apelo é esse: que as pessoas passem a buscar e atender as necessidades de complementação do cartão de vacina” – destaca o secretário de Saúde.

Segundo Follador, os idosos têm chance maior de diminuição da proteção contra o vírus no decorrer do tempo. Ele destaca que a 3° e a 4° doses já estão liberadas para serem aplicadas para garantir maior proteção e, consequentemente, o não desenvolvimento de sintomas gravas da covid-19.

De acordo com o Painel Vacina e Confia, da Secretaria Estadual da Saúde, São Mateus tem um público-alvo de 60 anos ou mais 16.857 pessoas. No entanto, vacinou com a primeira dose 18.017 pessoas com mais de 60 anos. Isso porque também foram aplicadas doses em moradores de outros municípios.

Leia também:   Município cede caminhonete para a escola agrícola de Nestor Gomes

 

Do total de idosos de 60 anos residentes em São Mateus estimado pela Sesa, 16.470 retornaram para a segunda dose, ou seja, 97% do público-alvo. Destes, 13.521 (80%) tomaram a terceira dose. Com isso, ainda faltam retornar para a dose de reforço 2.949 idosos de 60 anos que tomaram a segunda dose no Município.

 

CIÊNCIA

“A ciência provou que pessoas acima de 60 anos precisam reforçar com a 3° e a 4° doses dos imunizantes para evitar os casos graves da doença. Esse é o nosso apelo de fato, a necessidade é essa. As pessoas não podem brincar, não podem subestimar a ciência. Apesar de diminuir a quantidade de casos, a pandemia ainda não acabou. A doença é circulante pelos territórios e a população não pode deixar de se imunizar em hipótese alguma”.

Henrique destaca ainda que a secretaria vem se reinventando constantemente, executando cronogramas de vacinação de segunda a sábado, com horários estendidos para alcançar o público com maior resistência em procurar o serviço de saúde. “Ainda precisamos de muita colaboração da população se não nós não vamos conseguir. E isso é um dos critérios para a gente evoluir para o risco muito baixo”.

Leia também:   Mutirão da manutenção da Prefeitura chega ao Bairro Carapina

 

RISCO MUITO BAIXO

Conforme destaca o secretário, para avançar para o risco muito baixo de transmissão da covid-19, São Mateus, assim como os demais municípios que compõem a Microrregião Nordeste, devem alcançar 90% da população idosa vacinada com a terceira dose do imunizante. São Mateus já alcançou as metas de vacinas 80% dos adolescentes com 12 anos ou mais com a primeira dose e 90% da população adulta imunizada com a segunda dose.

 

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here