Sete dos 11 municípios capixabas classificados como risco alto estão no norte do Espírito Santo. Além de São Mateus, que vai para a terceira semana com esta classificação, também estão em alerta para o novo coronavírus os municípios de Nova Venécia, Mucurici, Vila Valério, Águia Branca, Barra de São Francisco e Ecoporanga. Complementam a lista Colatina, Linhares, Santa Maria de Jetibá e Itapemirim.
Ainda ao norte do Rio Doce, seis municípios estão classificados como risco baixo: Jaguaré, Boa Esperança, Vila Pavão, Água Doce do Norte, Pancas e Marilândia. Outros 16 municípios complementam a lista na classificação de risco baixo.
O Mapa de Classificação de Risco que tem validade até o domingo (30) traz ainda 45 municípios no Espírito Santo classificados como risco moderado. Na Microrregião Nordeste, Conceição da Barra, Pinheiros, Pedro Canário, Montanha e Ponto Belo estão nesta classificação.
FOLLADOR
Em entrevista à Rede TC na noite de ontem, o secretário de Saúde de São Mateus Henrique Follador disse acreditar que o Município ainda manterá a mesma classificação, de risco alto, por mais uma semana. Ele frisou que a classificação poderá retornar a risco moderado somente em meados da 1ª quinzena de setembro.
Porém, para que isso aconteça, o secretário destaca que algumas condições devem ser favoráveis, como a diminuição de casos ativos e de número de mortos, além do aumento do isolamento social. O secretário afirmou que a manutenção de São Mateus como risco alto ainda se deve ao número elevado de casos confirmados no Centro de Detenção Provisória de São Mateus, que passou por testagem em massa neste mês de agosto.
Mas ele acredita ainda que a tendência, a partir de agora, que o Município apresente dados mais animadores em relação à doença, com a diminuição do número de casos ativos, bem como da quantidade de mortos. Se assim ocorrer, o secretário afirma que até o final de setembro poderemos ter a classificação de risco baixo, onde ocorrem mais aberturas das atividades econômicas.