Por

Wellington Prado

e Claudio Caterinque

Repórteres

A vacinação contra a covid-19 em São Mateus segue nesta terça-feira (31), das 8h às 15h, na Igreja Assembleia de Deus, no Bairro Boa Vista. Secretário Municipal de Saúde, Henrique Follador detalha que as equipes aplicam a primeira dose no público de 18 anos acima e a segunda dose das vacinas Coronavac e Pfizer.

“Quem não vacinou com a primeira dose ou quem está com a segunda dose da Coronavac e Pfizer em atraso, deve buscar o serviço para completar logo esse esquema vacinal. Quanto antes a gente imunizar, vamos estar mais protegido porque as novas variantes estão cada vez mais avançando e elas são mais perigosas” – sustenta.

O secretário alertou ainda que, para garantir a eficácia da vacina contra a covid-19 é necessário que sejam tomadas duas doses do imunizante, com exceção para imunizantes de dose única.

 

Secom-PMSM/Divulgação
O secretário Henrique Follador relata que na semana passada o Município vacinou cerca de 9.000 pessoas, sendo 6.000 de segunda dose e 3.000 de primeira dose. Uma das ações, que teve a participação do prefeito Daniel Santana, aconteceu em Guriri.

“A pessoa que não receber a segunda dose no período apropriado continuará propensa a contrair o vírus enquanto aguarda a aplicação da vacina. Por esse motivo, é importante que a segunda dose seja aplicada assim que possível. O indivíduo não vai perder a imunidade constituída após a primeira dose, mas a segunda dose é um reforço, uma forma de estimular o corpo a produzir um número ainda maior de anticorpos. Portanto, enquanto as duas doses da vacina não forem aplicadas, mantenha o cuidado redobrado. Use máscaras, mantenha as mãos e superfícies limpas e adote o isolamento social” – frisa o secretário.

Leia também:   Primeira obra da mateense Edeny Dena Gomes Furini, Cotidiano e Poesia terá lançamento em junho

O secretário explica que o intervalo entre a primeira e a segunda dose da Coronavac é de 28 dias. Da Pfizer e da AstraZeneca é de 70 dias.

Para ser imunizada, a pessoa deve apresentar um documento com foto, Cartão de Vacinação, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou CPF.

 

VACINA DE OXFORD

Henrique Follador frisa que o Município aguarda a chegada de novas doses da AstraZeneca, conhecida como vacina de Oxford, para aplicação da segunda dose.  A Secretaria Municipal de Saúde recebeu a previsão de que mais doses desse imunizante devem chegar ao Município provavelmente nesta terça. “Assim que chegarem em São Mateus, mais localidades serão beneficiadas nos cronogramas de vacinação” – sustenta.

 

9.000 PESSOAS VACINADAS EM UMA SEMANA

O secretário Henrique Follador relata que na semana passada o Município vacinou cerca de 9.000 pessoas, sendo 6.000 de segunda dose e 3.000 de primeira dose. O secretário frisa que, desde quinta-feira (26), houve uma redução na procura pela primeira dose no Município.

Leia também:   Mateenses já podem fazer sugestões para a Lei Orçamentária Anual

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here