Animais soltos, perambulando pelas ruas, são alvo de constantes reclamações de moradores de São Mateus. O problema é relatado praticamente em toda a área urbana do Município, mas, recentemente, equinos têm sido vistos com mais frequência no balneário de Guriri, pelas ruas, praças, terrenos baldios e até mesmo na praia, conforme imagens e reclamações enviadas à Rede TC de Comunicações.

Porém, o secretário de Saúde Henrique Follador garante que esse tipo de transtorno está com os dias contatos. Segundo ele, a Prefeitura de São Mateus já está concluindo um processo de licitação para a contratação de uma empresa que fará o recolhimento de animais de grande porte no Município.

Henrique Follador detalha que a Vigilância Ambiental do Município, vinculada à Secretaria de Saúde, é a responsável por receber e fiscalizar essas reclamações. “Nos últimos dias tem aumentado muito a demanda por recolhimento de animais, principalmente os de grande porte, como cavalos” – argumenta Follador.

O secretário adianta que o serviço funcionará no mesmo modelo como ocorre em outras cidades capixabas, como Baixo Guandu, por exemplo.

Leia também:   Jovem é flagrado com moto roubada em São Mateus

“A empresa recolhe o animal e o encaminha para um centro de zoonoses, geralmente que fica em Vitória. O proprietário, em caso de querer recuperar a guarda do animal, deverá enfrentar um processo administrativo que incluirá, por exemplo, o pagamento das taxas de transporte dentre outras despesas” – explica.

Se o animal não for reclamado em um determinado período, a empresa dará uma destinação adequada. “Fará doações ou encaminhará para alguma fazenda experimental”.

Follador espera que, após a efetivação da contratação desse serviço, o problema de animais soltos pelas ruas de São Mateus será resolvido definitivamente. Ele acredita ainda que dentro de 30 dias o serviço já estará funcionando.

Follador afirma que últimos dados dão conta de mais de 300 animais soltos na área urbana

O secretário de Saúde Henrique Follador afirma que levantamento feito pela Vigilância Ambiental de São Mateus aponta que o Município tenha mais de 300 animais de grande porte soltos pelas ruas das áreas urbanas. Segundo ele, os dados não estão atualizados, mas que devido à quantidade de reclamações que o órgão recebe, este número pode ser ainda maior.

Leia também:   Dois são presos após roubo em São Gabriel da Palha

Follador destaca que os animais trazem muitos transtornos aos moradores e, em alguns casos, podem provocar acidentes graves. “Temos casos de pessoas sequeladas por conta de acidente com animal solto”.

O secretário afirma ainda que, no momento em que conversava com a Reportagem, em entrevista por telefone, visualizava ao menos três animais soltos perambulando nas proximidades do Centro Administrativo da Prefeitura, no Bairro Carapina.

Ele frisa que, além de Guriri, as reclamações também vêm de outros bairros como Litorâneo, Vila Nova, Vitória e Boa Vista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here