A população de São Mateus, assim como de outras partes do Brasil, convive nos últimos dias com uma onda de calor. Contudo, outra questão climática vem sendo constatada no Município, a redução, a partir de outubro, do volume de chuvas, conforme dados apurados pela Reportagem da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 

OUTUBRO

Foi verificado que em outubro deste ano houve uma redução de 67,38% das chuvas em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foi registrado 176 mm no acumulado no período em 2022 contra 57,4 mm em 2023. Vale lembrar que a média histórica do mês apresentada pelo Incaper e que compreende aos dados coletados de 1984 a 2014 é de aproximadamente 120mm. No ano de 2021 foi registrado um acumulado de 217,8 mm de chuvas no mês de outubro.

 

NOVEMBRO

Essa mesma tendência de redução do volume de chuvas está sendo observada no mês de novembro. Foram registrados 113,6 mm de chuva nos primeiros 16 dias de novembro de 2022. Neste ano, até as 14h desta quinta-feira (16), o Inmet registrava 1,4 mm de chuva em São Mateus, uma redução de 98,77% quando comparado os dois períodos de 16 dias de novembro de 2023 e de 2022. Para se ter uma ideia, em 2021, neste mesmo mês, foram registrados 170,6 mm de chuvas em São Mateus.

Leia também:   Famílias deixam fazenda e MST realiza caminhada pela Cidade
O calorão dos últimos dias tem atraído muita gente para as praias de São Mateus. No feriado da Proclamação da República, por exemplo, as areias na área central de Guriri, e também das praias localizadas no lado norte, lado sul e no Bosque, recebeu grande quantidade de banhistas.
Foto: TC Digital

É preciso ressaltar que o período mais volumoso de chuva no mês de novembro do ano passado ocorreu na segunda quinzena, o que fez fechar os 30 dias com o expressivo acumulado de 472,2 mm de chuva. A média histórica do mês é aproximadamente 230mm.

A Reportagem apurou também os dados de setembro, sendo registrado 36,6 mm em 2021, 19,2 mm em 2022 e 30,2 mm em 2023. A média histórica para este mês é 75mm.

 

CALORÃO

O Instituto Nacional de Meteorologia mantém o aviso de onda de calor até esta sexta-feira. De acordo com o Incaper, nesta sexta-feira, a persistência do bloqueio atmosférico mantém a pouca nebulosidade sobre o Espírito Santo. Não há previsão de chuvas e persiste o calor em todo o Estado. O vento sopra com moderada intensidade pelo litoral, com possibilidade de rajadas em alguns momentos. Os índices de umidade relativa do ar ficarão abaixo dos 30% nas áreas mais afastadas do litoral.

O calorão dos últimos dias tem atraído muita gente para as praias de São Mateus. No feriado da Proclamação da República, por exemplo, as areias na área central de Guriri, e também das praias localizadas no lado norte, lado sul e no Bosque, recebeu grande quantidade de banhistas.

Leia também:   Primeira obra da mateense Edeny Dena Gomes Furini, Cotidiano e Poesia terá lançamento em junho

 

Foto do destaque: TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here