Por solicitação da Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), São Mateus sediou nesta semana um treinamento do Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único de Assistência Social (PROCAD-SUAS).

O treinamento aconteceu no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura para cerca de 60 servidores de 16 municípios. A ação, que é regionalizada, foi concebida por orientação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

A Secretaria Municipal de Comunicação detalha que o objetivo foi atualizar e orientar os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) dos municípios do entorno para a implementação das ações do PROCAD-SUAS, bem como para o uso dos recursos federais transferidos por meio do Programa no exercício de 2023.

“O Governo Federal utiliza os dados do Cadastro Único para conceder benefícios e serviços de programas sociais, como tarifa social de energia elétrica, benefício de prestação continuada, programa bolsa família, entre outros” – frisa.

Os dados do Cadastro Único também podem ser utilizados para o mapeamento das vulnerabilidades locais, planejamento das ações e seleção de beneficiários dos programas sociais geridos pelo Estado ou municípios.

Leia também:   Festival do pescado e frutos do mar começa no dia 3 de maio em Barra Nova norte

 

FOCO E ATUALIZAÇÃO

Segundo o Governo Federal, São Mateus já vem realizando as atividades de cadastramento e atualmente tem 35.236 famílias inseridas no Cadastro Único, 27.504 com o cadastro atualizado nos últimos dois anos, 21.911 famílias com renda até meio salário mínimo, sendo 18.911 com o cadastro atualizado. Os dados são de setembro deste ano.

“A Taxa de Atualização Cadastral do Município é de 87%, enquanto a média nacional é de 86,6%. A TAC é calculada pela divisão do número de famílias cadastradas com renda mensal per capita de até meio salário mínimo com cadastro atualizado pelo total de famílias cadastradas com renda mensal per capita de até meio salário mínimo, sem cadastro atualizado, multiplicado por cem. Isso significa que o cadastro no Município está bem focalizado e atualizado, ou seja, a maioria das famílias cadastradas faz parte do público alvo do Cadastro Único” – complementa.

Foto do destaque: Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here