A Defesa Civil de São Mateus, órgão ligado à Secretaria Municipal de Defesa Social, registrou vários chamados após as chuvas desta quarta-feira (25). De acordo com o boletim da Defesa Civil Estadual atualizado às 11h desta quarta, São Mateus recebeu um volume de chuva de 44mm no acumulado de 24h. Uma estação automática do Inmet instalada no município registrou 31mm de chuvas no intervalo de apenas uma hora.

Essa chuva, segundo o secretário de Defesa Social, o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Wagner Borges, provocou alagamentos e quedas de barreira em alguns pontos do Município. “Tivemos vários chamados, mas a gente está fazendo um trabalho preventivo. Em virtude das ações que a gente já está fazendo de prevenção, com limpeza e desobstrução, está ocorrendo um escoamento muito mais rápido da água da chuva. Então, os danos provocados não foram tão acentuados considerando os causados por chuvas passadas porque nós estamos com todo esse trabalho preventivo na cidade” – destaca o secretário.

Leia também:   Mateenses já podem fazer sugestões para a Lei Orçamentária Anual
Foto: Divulgação

Segundo ele, os bairros mais atingidos foram Cacique, Ribeirão e Bom Sucesso, além de Nestor Gomes. “No Km 41, foi comprometida uma estrutura de arruamento sem canalização de água fluvial, mas em área rural. Então, houve o alagamento de algumas áreas, algumas famílias perderam alguns pertences, como colchão. Rapidamente fizemos as intervenções necessárias com a Assistência Social do Município em parceria com a

Defesa Civil e a Agricultura. Então, nós estamos fazendo um trabalho de parceria” – frisa.
O secretário adianta que o Comitê de Crise criado pelo prefeito Daniel Santana devido às chuvas intensas que atingiram o Município no final do ano passado continua atuando. “Tanto que, amanhã [nesta quinta-feira] está indo mais máquinas para o Km 41 dando todo esse apoio necessário à sociedade”.

O tenente-coronel Vagner Borges afirma ainda que não havia, até a tarde desta quarta, nenhum registro de desabrigado ou desalojado por conta das chuvas.

PREVISÃO

A previsão da Coordenação de Meteorologia do Incaper aponta que esta quinta-feira será de Sol entre muitas nuvens em todo o Estado. “Chove de forma esparsa em todas as regiões capixabas devido a umidade marítima transportadas por ventos costeiros. As temperaturas seguem amenas em todas as regiões. O vento sopra com intensidade moderada em todo o litoral capixaba” – frisa o Incaper.

Leia também:   Primeira obra da mateense Edeny Dena Gomes Furini, Cotidiano e Poesia terá lançamento em junho

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here