Há muitos anos a estrada das Meleiras representa dor de cabeça para os motoristas especialmente na época de chuvas. Porém esses transtornos podem ficar no passado, já que a Prefeitura está testando uma solução que, não apenas promete acabar com o problema, mas possibilitará reduzir os custos de manutenção e manter em melhores condições de tráfego todas as estradas vicinais do Município.

Conforme destaca a Secretaria de Comunicação, a obra, realizada com recursos próprios, está na primeira etapa e deverá ser concluída em cerca de dois meses dependendo das condições climáticas. O projeto envolve diretamente três secretarias: Meio Ambiente, Obras e Agricultura. “Como o material utilizado foi doado, o investimento da Prefeitura se resume a maquinário e mão de obra” – frisa.

 

 

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De acordo com a Secom, o piso do trecho entre a Avenida Eurico Rezende, em Guriri, e o limite com Conceição da Barra, está sendo substituído por um novo preparado de solo composto. “Já testada e aprovada em outras localidades do Espírito Santo e do País, a mistura não substitui o asfalto, mas, segundo técnicos, garante a qualidade da rolagem por muito mais tempo que qualquer piso natural, mesmo sob condições climáticas adversas, sendo ideal para utilização em estradas vicinais” – afirma.

 

PARCERIA

Segundo a Prefeitura, o preparado de solo é composto de argila e Revsol, um coproduto da siderurgia, obtido a partir da escória da aciaria, expandida e estabilizada, fornecido pela ArcelorMittal Tubarão. “O Revsol é doado aos municípios, desde que esses se enquadrem nos padrões de transparência e qualidade de gestão exigidos pela siderúrgica. Para isso, existe um programa, chamado Novos Caminhos, em que a Prefeitura de São Mateus está inscrito desde 2019” – explica a Secretaria de Comunicação.

“Através do programa, a Prefeitura recebeu uma doação inicial de cerca de 3,2 mil toneladas do produto e o acompanhamento técnico da utilização experimental que, na estrada de Meleiras, está sendo feita em duas etapas: um primeiro trecho de 1,5 mil metros e, em seguida, o trecho restante, totalizando cerca de 2,8 mil metros. Uma vez aprovado o piloto, o Município passa definitivamente a fazer parte do Programa e terá direito a uma doação mensal de 3 mil toneladas, para utilizar onde achar necessário” – complementa.

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Redução de custos e respeito ao meio ambiente

 

São Mateus – A Prefeitura de São Mateus detalha ainda que a obra agrega benefícios ambientais, pois utiliza um coproduto derivado do processo industrial da ArcelorMittal Tubarão como substituto de recursos naturais.

Para o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Louzada, o desenvolvimento do projeto é uma solução viável e econômica, especialmente para as estradas rurais. “Como a maioria delas não se enquadra, a curto prazo, nos programas dos governos Estadual e Federal, cabe ao Município mantê-las em condições de trafegabilidade. É um processo que demanda recursos de que, muitas vezes, a Prefeitura não dispõe, o que nos faz ser criativos e buscar novas soluções” – disse.

 

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

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