São Mateus – Mais uma etapa para a construção do Plano Estadual de Resíduos Sólidos está sendo realizada nesta semana, com a participação de São Mateus. Um debate e oficinas foram realizadas na terça-feira (12), no auditório do Centro Universitário Norte do Espírito Santo. O último acontece nesta quinta-feira (14), em Colatina. A próxima etapa é a realização de um seminário estadual, em abril, para a apresentação final do plano, conforme detalhou a Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).

No Ceunes, técnicos, universitários e gestores públicos participaram das oficinas. De acordo com a Seama, o objetivo é elaborar um plano para nortear políticas públicas mais efetivas para a sustentabilidade adequada à realidade socioeconômica do Estado.

PLANO

Por intermédio da Seama, o Governo do Estado firmou um contrato com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para a elaboração do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Espírito Santo (PERS-ES), cuja execução está sob responsabilidade do Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental (Lagesa/Ufes).

Leia também:   Adufes fará assembleias nesta semana para discutir proposta do Governo Federal

“São 52 pessoas trabalhando nesse projeto na Ufes. O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) conta com uma comissão de fiscalização e outra de apoio, envolvendo 12 profissionais” – afirma a Seama.

“O Plano Estadual de Resíduos Sólidos é um avanço para que haja mais fiscalização e menos burocracia, atraindo empresas e novos negócios com corresponsabilidade ambiental, determinando os parâmetros de todas as etapas do tratamento de resíduos, desde a coleta, transporte e descarte final” – declara o secretário estadual de Meio Ambiente, Fabrício Machado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here