Depois dos meses de novembro e dezembro de 2022 com registros de chuvas acima da média, o município de São Mateus volta a registrar volume expressivo em janeiro. De acordo com dados da estação meteorológica do Cemaden, desde o início do mês o Município já registrou acumulado de chuvas de 125mm. Um dos maiores volumes de chuvas caiu nesta semana, na quarta-feira (25), quando foi registrada chuva de 47mm, sendo 31mm apenas no intervalo de uma hora.

A Defesa Civil de São Mateus registrou alguns transtornos após as chuvas desta semana, como alagamentos, quedas de barreiras e enchentes. Guriri teve, novamente, várias vias inundadas pelas águas.

Nesta semana o secretário de Defesa Social, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Wagner Borges, conversou com a Reportagem e disse que houve vários chamados relatando problemas no Município. No entanto ele frisa que a Prefeitura vem fazendo um trabalho preventivo.

“Em virtude das ações que a gente já está fazendo de prevenção, com limpeza e desobstrução, está ocorrendo um escoamento muito mais rápido da água da chuva. Então, os danos provocados não foram tão acentuados considerando os causados por chuvas passadas porque nós estamos com todo esse trabalho preventivo na cidade” – destacou.

Leia também:   Adolescente portando maconha é apreendido pela PM neste domingo em São Mateus

O secretário adiantou ainda que o Comitê de Crise criado pelo prefeito Daniel Santana pra enfrentar os transtornos após as chuvas intensas que atingiram o Município no final do ano passado continua atuando.

 

ROMPIMENTO DE BARRAGEM

Em atualização nesta sexta-feira, a Defesa Civil Estadual relatou o rompimento de uma barragem da empresa Alcon. O secretário de Defesa Social afirma que o rompimento da barragem alagou algumas estradas e em vegetação próximo ao km 78 da BR-101, às margens do Rio Preto.

O secretário disse ainda que está monitorando o Rio Cricaré e que até a tarde desta sexta-feira (27) o nível do rio não apresenta risco de transbordamento em São Mateus, mesmo com a chegada das águas das chuvas que caíram no noroeste do Estado e no Leste de Minas Gerais na madrugada.

 

PREVISÃO

A previsão para este fim de semana é tempo aberto, com o Sol aparecendo entre algumas nuvens em todas as regiões capixabas. Chove de forma esparsa no extremo norte e noroeste capixaba em alguns momentos do dia.

Leia também:   Mateenses já podem fazer sugestões para a Lei Orçamentária Anual

 

Foto: TC Digital

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here