Em 12 anos, São Mateus teve um aumento de 15.394 habitantes, conforme aponta a prévia do Censo 2022, apresentada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No censo anterior, em 2010, São Mateus registrava 106.974 habitantes. Já para esse ano, o IBGE apresentou uma estimativa de 122.386, levando em conta projeções para completar os dados já apurados no Censo 2022, que será encerrado em 2023.

Os dados foram apresentados pelo IBGE na quarta-feira (28) e indica que a população brasileira chega a 207,8 milhões de pessoas. O Instituto apresentou a estimativa devido à necessidade de encaminhar dados populacionais para o Tribunal de Contas da União (TCU), mas utilizando um coeficiente que já leva em conta dados parciais do censo que está em andamento.

Em relação à estimativa de 2021, de 134.629, a prévia do IBGE indica uma queda de 12.243 habitantes em São Mateus. O mesmo ocorre em quase todos os municípios do norte do Estado. As exceções são Águia Branca e Água Doce do Norte. Entre os mais populosos do Estado, somente Colatina e Guarapari têm indicação de aumento populacional, conforme a prévia do IBGE.

Leia também:   Uma pessoa morre após colisão de moto e carreta na BR-101 no ES

No entanto, em nota, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziukoski, reforçou que o resultado parcial não atende as demandas municipais e aponta que podem ocorrer discrepâncias nos números, “ao alterar o coeficiente com base em estimativas de um censo parcial, uma vez que a coleta não é proporcional em todo território nacional, sendo mais avançada em algumas localidades do que em outras”.

Com isso, a quantidade de habitantes em São Mateus pode sofrer novas alterações, visto que o Censo 2022 está previsto para encerrar somente em 2023.

Censo IBGE

Lei congela coeficientes do FPM até finalização do Censo, afirma CNM

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) estima que 800 municípios do País poderiam apresentar redução de coeficiente no Fundo de Participação dos Municípios caso a prévia do censo fosse utilizada, o que representaria diminuição nos repasses.

No entanto, a CNM ressalta que a Lei Complementar 165/2019 determina o congelamento dos coeficientes do FPM, para perdas, desde 2018 até a finalização do Censo Demográfico.

Leia também:   Polícia Militar encontra crack e maconha dentro de veículo em São Mateus

Com os dados do IBGE, que prevê que o Brasil tenha 207,7 milhões de habitantes, o levantamento da CNM estima que, comparado ao mesmo período do ano anterior, mais de 65% dos municípios, ou seja 3.361, tiveram redução de população.

“Porém, a CNM ressalta que a LC 165/2019, uma conquista da entidade, garante aos municípios com redução de seus coeficientes decorrente de estimativa anual do IBGE que não aconteça alterações até a finalização do Censo 2022”, enfatiza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here