Mais de 3.300 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, estiveram nas salas de vacina em São Mateus no Dia D no sábado (25). “Foram 3.310 pessoas vacinadas no município”, destaca Henrique Follador, secretário Municipal de Saúde.

Henrique detalha que as pessoas imunizadas no sábado receberam doses contra a influenza, sarampo, meningite e covid. As aplicações foram distribuídas entre os públicos-alvo da seguinte forma: 5 a 11 anos (394), 12 a 17 anos (422), 18 a 29 anos (350), 30 a 39 anos (573), 40 a 49 anos (700), 50 a 59 anos (581), 60 a 64 anos (121), 65 a 69 anos (78), 70 a 74 anos (49), 75 a 79 anos (20), acima de 80 anos (22).

Segundo Henrique Follador, o Dia D de Vacinação foi iniciado às 8h da manhã em todas as unidades de saúde do município. A aplicação dos imunizantes contra influenza, sarampo e meningite encerrou as 15h30. Já a vacinação contra a covid foi realizada também na Policlínica Municipal (US-3), no Bairro Boa Vista, com imunizantes disponíveis para todos os públicos.

Leia também:   CRE de São Mateus oferece tratamento gratuito para dores crônicas

De acordo com o Secretário, as ações continuam ao longo da semana. “As aplicações continuam diariamente de segunda à sexta-feira, de 8h às 15h30. No ponto fixo, no Centro de Vivência Amélia Boroto e na US-3, também das 8h às 15h30. Para vacinar é preciso apresentar cartão de vacina, cartão do SUS ou CPF”.

Henrique ressalta que o Dia D deve ser realizado todo fim de mês, com horários estendidos em todas as unidades de saúde mantendo a mesma programação e metodologia que está sendo realizada há algum tempo. De acordo com o Secretário, a programação de vacinação é divulgada diariamente.

Apesar de terem sido vacinadas mais de 3.300 pessoas no Município no sábado, Henrique entende que a procura foi baixa.

Leia também:   Poeta mateense versa sobre memórias e transforma histórias de vidas em poesia

“É um número baixo de pessoas que estão buscando regularizar o esquema vacinal. Ainda precisamos alcançar indicadores de faixa etária que resistem à procura pelo imunizante, principalmente da covid-19, entre outros. O Município adota toda a metodologia e logística para atender a população neste processo de vacinação e ainda há resistência da população em buscar as unidades de saúde e os pontos de vacinação para se imunizar.

A vacina contra a covid-19 é comprovadamente eficaz, segura e salva vidas. Não entendemos porque tamanha resistência na procura para se proteger. É necessário que a população faça a sua parte nesse enfrentamento para que as nossas vidas voltem definitivamente ao normal” – reforça o secretário.

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here