SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Santos tomou um susto, mas venceu o Cruzeiro, de virada, por 4 a 1, na noite de deste sábado (23), na Vila Belmiro, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Orejuela abriu o placar, mas o time da casa conseguiu a virada com gols de Eduardo Sasha, Marinho, Soteldo e Diego Pituca.
O Peixe chega a 68 pontos e dorme na vice-liderança do torneio. Com o resultado, o time garante a classificação para a fase de grupos da Libertadores 2020.
A Raposa volta a perder após 11 jogos de invencibilidade no ano e corre o risco de terminar a rodada na zona de descenso do Brasileirão. O time de Abel Braga tem 36 pontos e pode ser ultrapassado pelo Fluminense, que tem 35 e enfrenta o CSA na segunda-feira.
O Santos trabalhou os dois principais aspectos que está acostumado. O time de Jorge Sampaoli conseguiu impor o seu ritmo de jogo com posse de bola e intensidade. Desta forma, buscou sempre o gol e levou perigo ao gol de Fábio. O goleiro cruzeirense, inclusive, teve que fazer boas defesas para evitar que o time da casa marcasse mais gols. O estilo adotado pelo Peixe no ano foi seguido à risca no jogo desta noite.
O Cruzeiro adotou a antítese do jogo do Santos. Fechado no campo de defesa, o time de Abel Braga apostou em contra-ataques pelos lados do campo para chegar à meta defendida por Éverson. Orejuela puxou os contra-ataques com liberdade pelo lado direito do ataque. No outro flanco do campo, quem teve liberdade para avançar foi David. A dupla criou algumas das boas chances da equipe no duelo.
SAMPAOLI
Jorge Sampaoli tem contrato com o Santos até dezembro de 2020. No entanto, a sua permanência na Vila Belmiro segue como uma incógnita. O técnico argentino pode romper o contrato a partir de janeiro sem ter que pagar uma multa rescisória. Por isso, os torcedores pediram a sua manutenção no próximo ano. Os gritos de “Fica, Sampaoli” vieram das cadeiras da Vila Belmiro no jogo ocorrido na noite de hoje.
SANTOS
Everson; Pará, Gustavo Henrique, Lucas Veríssimo e Felipe Jonathan (Luan Peres); Alison, Carlos Sánchez, Evandro e Soteldo (Kaio Jorge); Marinho e Eduardo Sasha (Diego Pituca).
Técnico: Jorge Sampaoli.
CRUZEIRO
Fábio; Orejuela, Cacá, Fabrício Bruno e Egídio; Henrique, Éderson, Robinho (Ezequiel) e Thiago Neves (Marquinhos Gabriel); David e Sassá (Joel).
Técnico: Abel Braga.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 4×1 CRUZEIRO
Árbitro: Leandro Vuaden (RS)
Assistentes: José Eduardo Calza (RS) e Lúcio Beiersorf (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Cartão amarelo: Gustavo Henrique, Marinho (Santos); Egídio (Cruzeiro)
Gols: Orejuela (CRU), aos 14 minutos do primeiro tempo; Eduardo Sasha (SAN), aos 22 do primeiro tempo; Marinho (SAN), aos 14 do segundo tempo; Soteldo (SAN), aos 20 minutos do segundo tempo; e Diego Pituca (SAN), aos 45 minutos do segundo tempo.