As cólicas menstruais costumam afetar, em algum momento da vida, cerca de 65% das mulheres¹. Caracterizado por dores na região do baixo ventre², o incômodo pode variar de intensidade e também atingir as costas e os membros inferiores.

As cólicas menstruais costumam surgir entre 6 meses e 1 ano após a primeira menstruação³, sendo irregulares nos primeiros ciclos e podendo ocorrer na maioria deles conforme a frequência da ovulação. Também podem se manifestar antes e durante a menstruação ou apenas no momento do sangramento, de acordo com o ciclo.

As dores das cólicas menstruais podem ser imperceptíveis para algumas mulheres e mais fortes para outras, podendo ser rapidamente sanadas por analgésicos. Porém, as cólicas muito intensas podem indicar alguns problemas nos órgãos reprodutivos femininos e na procura de uma causa, podemos diagnosticar por exemplo, a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) e a endometriose, esta sim, desencadeadora de forte dor abdominal nas mulheres. Por isso, é importante atentar-se aos sinais que o corpo dá.”, aponta o Dr. Márcio de Queiroz Elias, ginecologista e obstetra com mais de 30 anos de experiência.

Como identificar se há um problema?

Muitas mulheres sabem identificar quando a dor ou a intensidade aparecem de forma diferente. É neste momento que a preocupação e orientação médica são importantes.

”Quando se tem a Síndrome dos Ovários Policísticos, por exemplo, um dos primeiros sintomas deste distúrbio endócrino que podemos ter além das alterações em pelos no rosto e no corpo,  acne,  é a presença de dor do tipo cólica em mulheres jovens⁷ e irregularidade do ciclo menstrual devido à ausência da ovulação⁴, que podem passar despercebidos quando não se sabe a causa do problema”, explica o Dr. Márcio Elias.

Já no caso da endometriose, os sintomas são ainda mais parecidos com os de uma menstruação, como cólicas e sangramento. ”Estas dores intensas se mostram nos dias da menstruação e também fora do período menstrual, uma dor crônica, atrapalhando a rotina de 10% das mulheres brasileiras⁵. Algumas mulheres que sofrem com a endometriose relatam que, diante de tanta dor, podem até sofrer desmaios, enquanto outras podem ter uma doença silenciosa”e muito prejudicial para a fertilidade das mesmas, complementa o médico.

Para as cólicas menstruais comuns, Mirador Cólica tem ação rápida e efeito prolongado. Sua dupla ação, age na dor e alivia as contrações.⁶

Mirador Cólica. Direto na cólica.

Foto do destaque: @benzoix – Freepik

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here