O presidente do Sindicato Rural de São Mateus, Renilto Quimquim Corrêa, acredita que a safra de café conilon no Município deve sofrer queda neste ano. Sem citar números, ele disse entender que, por alguns fatores como as fortes chuvas que caíram nos últimos meses de 2022 na região provocando alagamentos em lavouras, a produção será menor que o esperado.

“Sobre a produção, não posso ainda afirmar com dados concretos, mas creio que vai ter queda. As chuvas, por exemplo, em lugares onde tinha lavouras de café e foi alagado, alguns produtores perderam tudo. Um vizinho tinha um plantio pequeno, com previsão para 280 sacas, que foi alagado. Ele perdeu tudo. Creio que vai ter uma queda grande na produção de café [conilon em São Mateus]” – frisa.

Presidente de Sindicato Rural de São Mateus, Renilto Correa afirma que a colheita deve começar no Município no final de abril ou início de maio.
Foto: TC Digital/Arquivo

COLHEITA

Renilto detalha que a maioria dos grandes produtores em São Mateus já fazem a colheita de forma mecanizada há alguns anos, sem precisar elevar a contratação de mão de obra. De acordo com ele, este ano serão ofertados cursos de manuseio de colheitadeiras de café para evitar acidentes de trabalho.

“O curso vem através do Senar em parceria com o Sindicato. Já temos 16 cursos agendados. O produtor que quiser ter o curso deve procurar o Sindicato Rural” – enfatiza.

Ele acredita que a tendência é diminuir a contratação de mão de obra braçal, uma vez que trabalhadores para essa atividade estão cada vez mais escassos. Conforme Renilto, São Mateus não recebe muitas pessoas de fora para atuarem nas colheitas. A maioria das contatações são de residentes no Município.

Produção de café conilon em lavoura localizada na Região dos Quilômetros, em São Mateus.
Foto: TC Digital/Arquivo

“Para a contratação dos trabalhadores, em especial os que vêm de fora, o Sindicato orienta recolher a carteira para contratar dentro dos trâmites legais das leis trabalhistas e fazer uma busca para saber quem é o contratado. O objetivo do Sindicato e do Senar que as pessoas sejam contratadas dentro da legalidade” – explica.

Segundo Renilto, no Município a colheita deve começar no final de abril ou início de maio.

 

Início oficial da colheita é em 14 de maio

 

São Mateus – Faltam 53 dias para o início oficial da colheita de café conilon no Espírito Santo. A data de 14 de maio foi instituída por meio da Lei 9.284 de 2009 no calendário do Estado como o Dia do Início da Colheita do Café Conilon, conforme detalha a Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

De acordo com a Seag, um evento alusivo ao início da colheita será realizado próximo a data e deve contar com a presença de lideranças, cafeicultores, cooperados entre outros. “A data e demais detalhes estão sendo definidos”, complementa a pasta.

Foto do destaque: TC Digital/Arquivo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here