Rumores de uma possível greve de motoristas da Viação São Gabriel começaram a surgir na tarde de terça-feira (26) em São Mateus. Um ato estaria marcado para a manhã desta quarta-feira (27). Mas segundo informações que circularam, uma reunião teria ocorrido logo cedo entre representante da empresa e motoristas.

Apesar das várias tentativas, inclusive em conversas informais com motoristas em serviço na tarde de terça e na manhã de quarta, a Reportagem não conseguiu identificar uma possível liderança. A informação apurada com alguns usuários que procuraram a Rede TC de Comunicações é que os profissionais temem retaliações e por este motivo estão evitando confrontar a empresa ou mesmo falar sobre uma possível greve.

O fato é que alguns mateenses que souberam dos rumores estão apreensivos com a possibilidade de uma greve de motoristas ser deflagrada a qualquer momento.
“Moral da história: está todo mundo [os motoristas] com medo, fazendo as coisas no sapatinho. Mas está rolando conversa sim que vai ter greve se a São Gabriel não fizer alguma coisa” – disse uma usuária do transporte público em mensagem à Reportagem. Ela pediu para não ter o nome divulgado.

Leia também:   Município cede caminhonete para a escola agrícola de Nestor Gomes

Uma das mensagens que a Reportagem teve acesso aponta que os motoristas cobram da São Gabriel melhoria nas jornadas de trabalho, com respeito aos horários de descanso. A alegação é de que há motorista que está há um mês sem folga. Outra cobrança diz respeito ao aumento no pagamento do ticket, repassando aos motoristas o benefício que seria do cobrador, já que os motoristas desempenham as duas funções.

SÃO GABRIEL

A Reportagem fez contato por telefone com a Viação São Gabriel na tarde de terça-feira e nesta quarta, mas não conseguiu falar com algum responsável. Um atendente afirmou na terça que não sabia de nenhum movimento de greve na empresa. Já na tarde desta quarta, um atendente confirmou que reuniões foram realizadas com motoristas, mas que não saberia dizer o teor das conversas. As ligações transferidas pelo atendente aos

responsáveis pela empresa não foram atendidas.
Até o fechamento desta matéria, não foi registrado retorno da empresa. Desta forma, mais uma vez, fica claro que as tentativas de oportunizar à Viação São Gabriel a dar um posicionamento não são bem sucedidas porque o responsável na empresa não atende as ligações e nem encaminha resposta.

Leia também:   Defesa Civil monitora áreas de risco preventivamente para evitar grandes danos em caso de desastres naturais

Em várias situações em que a Reportagem recepcionou as reclamações de usuários, raramente a Viação São Gabriel prestou qualquer tipo de informação, apesar de ser uma concessionária de serviço público.

PREFEITURA

Fiscal do contrato de concessão do transporte público urbano na Prefeitura de São Mateus, João Adir esclareceu que, após tomar conhecimento dos rumores de greve dos motoristas, fez contato com a Viação São Gabriel que negou que haveria este movimento, segundo ele.

João Adir frisou ainda que tomou conhecimento de que uma reunião entre representante da empresa e os motoristas teria ocorrido por volta das 10h desta quarta-feira, mas que a empresa, novamente, afirmou para ele que os rumores de greve não eram verdadeiros.

O servidor da Prefeitura adianta que até a tarde de quarta ainda não havia recebido nenhum comunicado de greve dos motoristas e que se houver movimento paredista a empresa deverá ser notificada a tomar as providências para manter o serviço de transporte público de passageiros. “É torcer para não ter greve”, comentou.

Leia também:   GURIRI ROAD FEST: Encontro dos motociclistas começa nesta quinta com show de rock em Guriri

 

Foto do destaque: TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here