O presidente Jair Bolsonaro publicou, em edição extra do Diário Oficial desta terça-feira (27), um despacho solicitando o cancelamento do trâmite em regime de urgência do PL 4.199/2020, de autoria do Poder Executivo, conhecido como “BR do Mar”. O texto, já aprovado na Câmara dos Deputados, aguarda apreciação no Senado Federal.

O deputado federal Felipe Rigoni, defensor da proposta, criticou o despacho. “A tentativa de frear o projeto é absurda. A BR do Mar é extremamente importante para a redução do custo Brasil, melhora nossa infraestrutura de transportes e representa um ganho logístico para o país. Isso é, sim, muito urgente. No pós-pandemia, vamos precisar de eficiência para gerar emprego e renda”, argumentou.

A retirada da urgência era uma reivindicação dos caminhoneiros, que alegam prejuízo com a proposta. Rigoni discorda. “Sabemos que o modal rodoviário é o mais caro e menos eficiente para viagens longas. Estamos corrigindo uma distorção que só existe no Brasil. O navio não vai até a porta da indústria, então você mantém um volume de viagens curtas e gera novas demandas do litoral para o centro do país”, pondera o deputado.

 

Foto do destaque: TC digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here