Após a publicação no jornal Tribuna do Cricaré e portal TC Online da Reportagem com o título Usuários da Viação São Gabriel reclamam de lotação, atrasos e ônibus sucateados em São Mateus, no sábado passado, mais usuários entraram em contato para relatar o que consideram como um descaso da empresa com os mateenses. Na ocasião, foram relatados depoimentos de usuários da empresa e posicionamento da Prefeitura de São Mateus em relação à fiscalização. A Viação São Gabriel, no entanto, não se manifestou.

“Não é novidade o mau serviço prestado pela Viação São Gabriel. Já passou da hora da cidade ter outra empresa de prestação de serviço à população mateense” – destaca um leitor.

“Infelizmente a São Gabriel, por ser a única da cidade, faz tudo do jeito deles. Acredito que em nosso País, só vamos ter melhorias quando tiver leis ao pé da letra, leis que todos respeitem” – aponta outro leitor.

“Tem que ter outra frota, não dá mais. [O ônibus] está sempre atrasado e lotado. É uma vergonha o valor que pagamos a passagem para um serviço desse” – avalia uma usuária.

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“Tá precisando de ter concorrente” – reforça outra.

Para algumas pessoas, o descaso com o usuário é considerado uma falta de respeito. “Não sei até quando a gente vai suportar essa palhaçada, uma empresa que não respeita o usuário. Vivemos mendigando” – aponta uma leitora.

Outro morador de São Mateus frisa o seguinte: “Esse circo já está há mais de duas décadas e o povo sempre tratado como palhaço”.

 

“Ônibus velho, sujo e em situação precária”

Outros contratempos foram apontados por usuários e moradores que clamam por melhorias e segurança nos serviços prestados pela Viação São Gabriel. Atrasos recorrentes, lotação, carros sucateados, problemas mecânicos que atrasam as viagens, entre outros.

“Ônibus velho, sujo e em situação precária, colocando a vida dos usuários em risco. Todo dia tem ônibus quebrado, lotado, que passa no ponto e não para. Se tiver um compromisso tem que sair com duas horas de antecedência por causa desses contratempos” – ressalta uma leitora.

De acordo com as reclamações que chegam até a Reportagem, em alguns bairros como Ayrton Senna os atrasos chegam a ser de 30 minutos. Em outros bairros, no primeiro horário do dia já é comum que o ônibus não passe.

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Segundo os relatos, nos dias de chuva, a lotação nos ônibus é ainda maior por ser uma alternativa das pessoas que habitualmente não usam o transporte e recorrem a ele nos dias chuvosos. “Ônibus cheios, quando chove pinga dentro, está uma situação horrível”.

 

ÔNIBUS QUEBRADO

Na manhã desta sexta-feira, a Reportagem flagrou um ônibus quebrado nas proximidades do Centro de Vivência Amélia Boroto, demonstrando a necessidade de renovação da frota. Isso gera uma série de constrangimentos e contratempos para as pessoas que são obrigadas a descer antes do ponto que gostariam e seguirem a pé ou forçadas a esperar um outro veículo, o que prejudica o usuário que pagou pela passagem.

Na manhã desta sexta-feira, a Reportagem flagrou um ônibus quebrado nas proximidades do Centro de Vivência Amélia Boroto, demonstrando a necessidade de renovação da frota.
Na manhã desta sexta-feira, a Reportagem flagrou um ônibus quebrado nas proximidades do Centro de Vivência Amélia Boroto, demonstrando a necessidade de renovação da frota.
Na manhã desta sexta-feira, a Reportagem flagrou um ônibus quebrado nas proximidades do Centro de Vivência Amélia Boroto, demonstrando a necessidade de renovação da frota.
Foto: Claudio Caterinque/TC Digital

 

OUTRO LADO

A Reportagem telefonou para o responsável pela fiscalização do contrato de concessão da Viação São Gabriel, João Adir. Em resposta, ele disse que a empresa já foi notificada por conta das reclamações.

“Após a notificação a empresa tem prazo legal para apresentar defesa. Caso ela apresente defesa o processo vai para a procuradoria para parecer jurídico. Caso não apresente defesa, o processo vai para decisão do secretário [de Obras, responsável pelo contrato de concessão]”.

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Mai uma vez, as tentativas de oportunizar à Viação São Gabriel a dar um posicionamento não foram bem sucedidas porque o responsável na empresa não atende as ligações e nem encaminha resposta. Em várias situações em que a Reportagem recepcionou as reclamações de usuários, raramente a Viação São Gabriel prestou qualquer tipo de informação.

Os nomes dos usuários foram suprimidos da matéria pois os objetivos são as reclamações deles.

 

Foto do destaque: Claudio Caterinque/TC Digital

 

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