Com o quarto maior rebanho bovino misto do Espírito Santo, São Mateus possuía, no levantamento mais recente, de 2018, um total de 69.748 cabeças de gado. No Estado, o Município mateense fica atrás apenas de Ecoporanga (primeiro), Linhares (segundo) e Montanha (terceiro). “Temos uma das maiores bacias leiteiras do Estado”, ressalta Welington Secundino, conselheiro do Sindicato Rural de São Mateus e engenheiro agrônomo lotado no Escritório Local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural ( Incaper).

De acordo com ele, o leite produzido em São Mateus segue principalmente para os laticínios Veneza (Coopeavi), Limilk e Damare. Em 2017, de acordo com o Censo Agropecuário, foram produzidos 6,57 milhões de litros em 639 estabelecimentos agropecuários. Conforme Secundino, o gado de corte é abatido em frigoríficos como o Frisa, antes de retornar para comercialização em supermercados e açougues.

O Censo Agropecuário registrou ainda criações comerciais de asininos, bubalinos, caprinos, equinos, codornas, galináceos, muares, ovinos, suínos, perus, patos, gansos, marrecos, perdizes, faisões, abelhas e peixes (carpa e tilápia).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here