Um queijo de 650 quilos marcou o encerramento do Concurso Leiteiro realizado em Muniz Freire pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O torneio elegeu as vacas mais produtivas durante a 7ª Festa do Leite e do Queijo de Itaici.

O técnico em desenvolvimento rural do Incaper Rodrigo Candido Celestino relata que o concurso já é tradição na comunidade. “O distrito de Itaici é uma das maiores bacias leiteiras de Muniz Freire. A produção é a principal renda familiar dos pecuaristas. Além de leite, aqui tem a fabricação do maior queijo do Estado, que este ano quebrou mais um recorde e chegou a 650 quilos” – disse.

A festa é uma iniciativa da Associação de Moradores de Itaici. O concurso leiteiro foi organizado e coordenado pelo Incaper em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário de Muniz Freire.

“O encontro com os produtores é importante porque ajuda a demonstrar para o público o quanto é necessário desenvolver o melhoramento genético do animal, trabalhando a inseminação artificial com sêmen de qualidade. Uma vaca em lactação de excelente genética produz até dez vezes mais que as vacas de quinze anos atrás, e com gastos bem mais baixo” – acrescentou o extensionista do Incaper.

Leia também:   Identificado o morto em tentativa de assalto na rodovia São Mateus-Nova Venécia

O torneio teve a participação de 21 animais: 13 deles competiram na categoria de 30kg de produção média/dia e 8 na categoria 40kg de produção média/dia.

Os ganhadores na categoria de 30kg foram: 1º lugar – Eduardo Vargas Teixeira Tristão; 2º lugar – Éder de Souza Virmercati; 3º Thayvan de Souza Spadetti.

E categoria de 40kg: 1º Thalles de Oliveira Machado; 2° Wevertom Machado Bastos; 3º Carlos Reuteman Barbosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here