O Espírito Santo tem cerca de 2,9 milhões de pessoas totalmente imunizadas contra a covid-19. Mais de 82% da população capixaba já está com o esquema vacinal completo contra a covid. Já com a terceira dose, são pouco mais um milhão vacinados, cerca de 30% da população.

A técnica em enfermagem Iolanda Brito foi a primeira pessoa a se vacinar contra a covid no Espírito Santo, mais de um ano depois, ela já tomou a terceira dose e também já vacinou os netos.

Iolanda testou positivo para covid no ano passado, mas apresentou apenas sintomas leves. “Acredito que se eu não tivesse tomado a primeira e a segunda dose, eu poderia ter sintomas mais graves. por isso que é importante tomar vacina. A vacina não vai te livrar de pegar a doença, mas você pode pegar com sintomas leves” – disse.

Frente ao avanço da variante ômicron do coronavírus, a secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo, reforça que a vacinação é importante no atual contexto da pandemia.

Leia também:   Governo do ES anuncia reajuste linear de 4,5% no salário dos servidores do Executivo Estadual

“A variante veio também para nos ensinar, que quando nós estávamos achando, nós observamos isso no Brasil inteiro, já estava um pouco arrefecido, né? Alguns deixando as máscaras, se aglomerando, relaxando, ela veio mostrar que nós ainda precisamos. A pandemia não acabou, de fato a pandemia não acabou, ela não está como estava, não vamos envolver estresse pós-traumático, mas precisamos estar alertas e ser prudentes”

O Ministério da Saúde tem enviado lotes de imunizantes para todos os estados. Há doses suficientes para todos. Atualmente, pessoas acima de 18 anos podem tomar doses dos imunizantes da Pfizer, CoronaVac, AstraZeneca e Jansen (que é dose única). A segunda dose tem intervalos diferentes entre os fabricantes.

A vacina está disponível em todo o Estado para jovens e adultos a partir de 12 anos. Crianças a partir de 5 anos também já podem ser imunizadas com a dose infantil da Pfizer. A partir de 6 anos a Corona Vac também é uma opção. É importante verificar o seu cartão de vacina e não atrasar a segunda dose.

Leia também:   Espírito Santo é o maior produtor e exportador de mamão do Brasil

Quem tomou a segunda dose há mais de quatro meses, deve procurar os postos para a aplicação da dose de reforço. A estratégia ajuda a manter os anticorpos em níveis suficientes para combater a covid-19.

E o reforço para quem tem mais de 18 anos e já tomou a segunda dose ou dose única há quatro meses. Crianças acima de 5 anos também já podem ser vacinadas. Em alguns municípios é preciso realizar agendamento, como em São Mateus.

 

Foto do destaque: GovernoES/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here