De autoria do deputado federal Evair de Melo (PP-ES), o Projeto de Lei 10.408/2018, que institui a Política Nacional de Incentivo à Produção de Pimentas de Qualidade, foi aprovado nesta quarta-feira (8) pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. “O texto tem como objetivo aumentar o padrão de qualidade das pimentas, com base na sustentabilidade ambiental, econômica e social, desenvolvimento tecnológico e estímulo às economias locais”, explica a assessoria de Evair, em mensagem à Rede TC.

“O agronegócio da pimenta abrange produtores rurais, pequenas fábricas artesanais de conservas e pimentas decorativas, indústrias que produzem geleias, molhos e até a exportação de páprica por empresas multinacionais. Implementando a política de incentivo, os produtores poderão encontrar um caminho mais amplo para agregar valor ao produto e gerar mais renda no campo. Adotando medidas coordenadas e planejadas, iremos expandir a produção e a venda das pimentas” – destaca o deputado.

Evair afirma ainda que apresentou o texto para que a pimenta “possa entrar no hall dos Ministérios da Agricultura, da Economia e da Ciência e Tecnologia”, fortalecendo o setor em todo o País. O deputado destacou também os obstáculos da atividade: “É fonte de renda importante no rural, mas é caro o investimento, tem desafios como o controle de pragas e doenças e o controle de qualidade para a exportação”.

Leia também:   Poeta mateense versa sobre memórias e transforma histórias de vidas em poesia

Entre os instrumentos previstos no projeto, estão o crédito rural, a pesquisa agrícola, a assistência técnica e extensão rural, o cooperativismo, entre outros. Evair é autor também do PL 4728/16, que institui a Política de Incentivo à produção de pimenta do reino de qualidade, para elevar o padrão do produto no País.

O deputado lembra que destinou emenda ao Orçamento da União, no valor de R$ 300 mil, para o funcionamento do Laboratório de Análise de Resíduos Químicos do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus.

Brasília–DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here