Com o objetivo de fortalecer a interação entre a Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) e estudantes de todo o Estado, a Polícia Civil do Espírito Santo desenvolve o Projeto Jovem Perito. Na tarde desta terça-feira (21), a SPTC recebeu estudantes do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Marita Motta Santos, de São Mateus.

Com o tema Transformando vidas através da Ciência, da Justiça e da Educação, o Projeto Jovem Perito integra o Plano Estadual de Segurança Escolar, com o objetivo de interação entre os peritos e os alunos de escolas e universidades. Outro objetivo é se fazer presente no ambiente escolar e promover a interdisciplinaridade entre os conteúdos estudados e o trabalho desenvolvido pela perícia criminal.

“Visa também divulgar o trabalho realizado pela perícia capixaba, as técnicas científicas empregadas, além de estreitar a relação entre alunos e a Perícia Criminal da PCES, e mostrar que, com a educação, é possível se tornar um perito criminal, conscientizar e difundir a cultura de isolamento e preservação do local de crime”, acrescenta a Polícia Civil. O projeto está atendendo estudantes dos ensinos fundamental II, médio e superior.

Leia também:   Mateenses já podem fazer sugestões para a Lei Orçamentária Anual

 

Projeto executado em quatro formatos

 

A Polícia Civil do Espírito Santo detalha que o Projeto Jovem Perito oferta aos estudantes visitas técnicas nas dependências da Superintendência de Polícia Técnico-Científica. Também é possível realizar o Jovem Perito Itinerante, no qual os peritos vão até a escola e realizam palestras com o tema relacionado à perícia criminal.

Aos estudantes de ensino superior, dos cursos de Farmácia, Biomedicina e Biologia, são ofertadas visitas acadêmicas nos laboratórios de Toxicologia e Biologia. Além disso, durante as ações do projeto, são ofertados aos alunos que não têm Carteira de Identidade a possibilidade de emitir a 1ª via, por meio do projeto Identidade Solidária.

 

Atividades na Superintendência

De acordo com a PCES, na sede da Superintendência, situada no Bairro Santa Luíza em Vitória, são ofertadas aos estudantes demonstrações de perícia em cenas de crime e realizadas visitas aos laboratórios.

Alternativamente, a atividade pode ser feita nas respectivas escolas. Nessa modalidade, além de uma cena de crime simulada, os peritos levam estações onde exemplificam como é a dinâmica pericial dentro dos laboratórios e seções. Contudo, inicialmente, o formato itinerante é desenvolvido somente na Grande Vitória.

Leia também:   Ceunes abre inscrições para o curso de mestrado profissional em Saúde Coletiva no dia 13 de maio

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here