Aproximadamente 140 professores estão dialogando sobre a proposta pedagógica da educação do campo em São Mateus. O encontro de formação inicial para o ano letivo de 2019 foi aberto na manhã desta quinta-feira (7), no auditório da Escola Viva Marita Motta Santos. Participam educadores das escolas municipais multisseriadas, comunitárias rurais e de assentamentos. As atividades prosseguem na Secretaria Municipal de Educação no turno vespertino e continuam nesta sexta-feira (8).

Coordenadora municipal da Educação do Campo, Ozana Galvão Baldotto relata que, além de dialogar sobre a proposta pedagógica trabalhada nas escolas, o encontro de formação tem o objetivo de refletir sobre o contexto da educação do campo no Município de São Mateus. O professor do Curso de Educação do Campo do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Adelar Pizetta, fez a primeira palestra na manhã desta quinta-feira (7) sobre O papel do educador do campo na atual conjuntura. Também teve explanação do professor Eudes Meira, da Escola Família Agrícola de Pinheiros.

Um dos palestrantes do encontro de formação foi o professor Eudes Meira, da Escola Família Agrícola de Pinheiros. Foto: Ademilson Viana/TC Digital
“À tarde a gente continua com os educadores das escolas de alternância e recebemos um outro público das escolas multisseriadas, no turno vespertino. Essa programação estende amanhã também e a gente faz grupos distintos dentro do trabalho da proposta pedagógica” – relata Ozana. Durante o encontro tem místicas, dinâmicas de grupo e depoimentos sobre experiências.

Professor da Escola Comunitária Rural Maria Francisca Nunes Coutinho, Tadeu Machado Correia, da disciplina de Ciências Agrárias, disse que o encontro é importante em proporcionar uma sintonia de pensamentos entre os educadores. Há quatro anos atuando na educação do campo, com a metodologia de alternância, ele destaca que a característica desta modalidade de ensino proporciona que as comunidades se sintam integradas à escola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here