Para ensinar acentuação ortográfica de maneira lúdica e didática, a professora Jamille Almeida Gabriel Rubim adaptou um game disponível na rede mundial de computadores, chamado Jogo da Acentuação, para a realidade dos estudantes.

Professora de Língua Portuguesa na Escola São Domingos, de São Domingos do Norte, Jamille destaca que os jogos são grandes auxiliadores no processo de ensino e aprendizagem. “Essas brincadeiras propiciam um conhecimento mais dinâmico e lúdico, menos cansativo aos estudantes. A ideia do jogo veio como uma ferramenta no auxílio da aprendizagem, uma vez que trouxe o envolvimento de todos os alunos” – comentou.

A turma do 7ª ano do ensino fundamental foi dividida em grupos de até quatro participantes. Cada grupo recebeu um tabuleiro com palavras que recebem acentos, um dado e peões de identificação do jogador.

Na trilha da acentuação, os jogadores decidem quem vai iniciar a partida, jogando o dado para definir. O número indicado no dado corresponde a casa que o peão deve ficar e a palavra que deverá ser analisada. Se o participante acertara a regra ortográfica da palavra, permanece onde está. Caso erre, volta para a casa onde estava. Quem chegar ao final da trilha primeiro é o vencedor da partida.

A atividade deu tão certo que a professora pretende continuar seguindo o caminho. “Já estou pensando em um novo jogo para ensinar o próximo conteúdo de ortografia”, completou a Jamille Rubim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here