O primeiro quadrimestre de 2023 apresenta acumulado de chuvas abaixo da média histórica em São Mateus, registrada de 1984 a 2014 pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Conforme dados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu de janeiro a abril no Município o acumulado de 344,4mm. A média histórica, somando os quatros primeiros meses do ano, é de aproximadamente 450mm.

O volume abaixo da média vem justamente após um período de chuvas intensas nos últimos meses de 2022. Essa tendência acima da média verificada principalmente nos meses de novembro e dezembro do ano passado também foi observada em janeiro de 2023, quando foi registrado 210,6 mm de chuva. Neste primeiro mês do ano, a média histórica é de 120 mm.

Em fevereiro, as chuvas ficaram praticamente de acordo com a média histórica de 70mm. Neste segundo mês de 2023, o volume registrado pelo Inmet foi de 73,4mm.

A queda no volume de chuva ficou mais evidente nos dois últimos meses do primeiro quadrimestre. Em março, choveu 35,8mm, sendo que a média histórica par ao mês é de cerca de 140mm. Em abril, o acumulado de chuva ficou em 24,6mm, bem menor que a média histórica para o mês, que é de 120mm.

Leia também:   Prefeitura busca eliminar lixão irregular no acesso ao Bairro Cohab

Como a Rede TC já havia publicado na edição de ontem, a Organização Meteorológica Mundial alerta que as probabilidades de o fenômeno El Niño ocorrer até o fim de setembro são muitas. A instituição explicou que o fenômeno consiste no aquecimento anormal das águas superficiais do setor centro-leste do Oceano Pacífico, predominantemente na faixa equatorial. Ele afeta o clima regional e global, que atinge a circulação geral da atmosfera, sendo responsável por anos considerados secos ou muito secos.

Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here