Mais um movimento em prol da implantação do curso de Medicina no Ceunes aconteceu na noite de quinta-feira (25), no Centro de Vivência Amélia Boroto, em São Mateus. Por iniciativa do prefeito Daniel Santana, através da Secretaria Municipal de Educação e parceria com o Ceunes, foram coletas as primeiras assinaturas que serão encaminhadas para o Ministério da Educação para reforçar a luta pelo curso.

A secretária de Educação Marilia Silveira classificou o momento como um marco inicial da coleta de assinaturas. “Nós teremos em todas as comunidades escolares do município de São Mateus a coleta dessas assinaturas. O nosso foco é entregar essas assinaturas por meio do Município para reforçar os trabalhos em esfera federal” – reforça.

Ela destaca que o convite é para o fortalecimento da educação pública. “Convidamos os nossos estudantes, os familiares, a comunidade escolar, porque toda essa defesa e a importância da aprovação desse curso é de justamente oportunizar os estudantes da rede municipal de Educação de São Mateus de estarem cursando a educação superior pública” – frisa.

Leia também:   Projeto Música para Todos tem 42 inscritos em São Mateus

“O caráter social e educativo se dá no envolvimento de toda a comunidade mateense nessa defesa. Se assenta aí a grandiosidade por si só da Educação de fazer esse convite como possibilidade de coletas de assinaturas e levar esse desejo da população, do Executivo municipal, dos trabalhos que já vêm sendo desenvolvidos pelos Ceunes, para o Governo Federal” – enfatiza.

A secretária relata que a coleta de assinaturas continua até quarta-feira (31) nas escolas da rede pública municipal, no Ceunes e no Centro Administrativo da Prefeitura.

Leia também:   Agroindústrias de São Mateus participam de curso de produção de queijos oferecido pelo Incaper

 

ESTUDANTE

Presente na cerimônia de lançamento da coleta de assinaturas, a estudante Jaysminier Chaves Serra destacou a importância do momento na luta pelo curso de Medicina em São Mateus. “A importância de cursar Medicina em minha vida é buscar mais conhecimento e salvar as vidas que precisam de médicos. Precisamos de mais médicos no Espírito Santo e também no município de São Mateus. Muitos jovens e adolescentes querem o curso de Medicina aqui. Eles têm esse sonho. Acho gratificante esse curso aqui em São Mateus”.

 

Articulações estão em andamento desde 2015, aponta diretor do Ceunes

 

O diretor do Ceunes Luiz Antonio Favero Filho explica que as tramitações relacionadas à vinda do curso de Medicina para São Mateus estão sendo feitas desde 2015. De acordo com ele, o desejo de trazer o curso para São Mateus não é novo. “É um desejo antigo tanto da comunidade acadêmica quanto da população de São Mateus e região”, reforça.

“Conseguimos no começo do ano, no âmbito do Conselho Departamental do Ceunes, aprovar a proposta de criação do curso de Medicina aqui no campus São Mateus. Essa proposta então foi encaminhada para a reitoria que, por sua vez, foi pessoalmente até Brasília protocolar o pedido, demonstrando para o Ministério da Educação que o desejo não é novo, que é um desejo antigo” – salienta.

Leia também:   Cantora mineira faz clipe valorizando belezas naturais e pontos históricos de São Mateus

Luiz Favero afirma que não consegue acompanhar a tramitação do pedido feito pelo Ceunes no Ministério da Educação, mas que internamente dentro da Ufes as articulações são intensas.

Conforme o diretor, a comunidade acadêmica conta com o apoio da bancada federal capixaba, na Câmara dos Deputados e do Senado Federal, do governador Renato Casagrande e, agora, da Prefeitura de São Mateus.

“A gente entende que a soma desses apoios políticos poderá favorecer a sensibilização lá em Brasília, do Ministério da Educação, para conseguir autorizar a vinda do curso de Medicina para São Mateus” – frisa.

Luiz Fávero defende ainda que é preciso fomentar ou criar mecanismos para que as pessoas possam se envolver e ressalta a importância do momento oportunizado para a coleta de assinaturas. “A vontade do povo a gente entende que tem que ser exercida. Espero que a população se envolva ainda mais e que isso ajude a mobilizar os atores políticos que ajudarão na tomada de decisão” – enfatiza.

“Temos buscado pessoas, parlamentares, secretários de estado, tentando sensibilizar esse apoio para quando o Governo tomar a decisão de autorização de vagas de Medicina em São Mateus, que essas vagas sejam autorizadas para o Ceunes” – finaliza.

Foto do destaque: TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here