A Polícia Federal realizou neste sábado (17), no Aeroporto de Vitória, um Exercício Simulado de Ameaça de Bomba, também conhecido como ESAB. Coordenado pela Polícia Federal, este é um dos exercícios regulares periódicos a serem executados, conforme exigência da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) e visa preparar a comunidade aeroportuária para ameaças desse nível.

A PF destaca que é uma ação, considerada de grande escala. “Estavam envolvidos o Batalhão de Missões Especiais da Polícia Militar, navegação aérea, serviço público de emergência, além da administração aeroportuária e durou cerca de 4h”, Detalha.

De acordo com a PF ao todo, cerca de 70 pessoas entre colaboradores e convidados participaram do evento para que a simulação fosse na maior proximidade possível de uma situação real.

Segundo a PF o objetivo do simulado é assegurar a conformidade dos recursos, processos e tempo de resposta das organizações envolvidas, para que as operações do setor de transporte aéreo sejam ainda mais seguras.

Leia também:   PF prende mulher suspeita de ajudar em fuga de presídio federal

“Em função da inauguração do novo terminal de passageiros, seguido da pandemia de COVID, o ESAB ainda não havia sido realizado nas novas instalações. Com a suspensão das restrições sanitárias, a Superintendência da PF no Espírito Santo imediatamente retomou os estudos para a viabilização do ensaio”, frisa.

De acordo com a PF além do simulado, o time do Aeroporto de Vitória conduziu um exercício teórico de mesa, momento em que os atores envolvidos compreendem a participação de cada um para a realização da atividade, antecipando-se, inclusive, à nova regra da legislação que prevê esta ação a partir do próximo ano.

 

 

Foto do destaque: Polícia Federal/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here