A Polícia Militar Ambiental (PMA) de São Mateus resgatou e libertou uma anta que havia caído numa caixa seca na Reserva Biológica de Sooretama. De acordo com mensagem enviada à Rede TC pela 3ª Companhia da PMA, um funcionário da reserva acionou os militares para resgatar o animal que havia caído no fosso da caixa seca na estrada vicinal de acesso a uma fazenda. A estrutura é utilizada para escoamento de águas pluviais, conforme explicou a PMA.

Ainda de acordo com a Polícia Ambiental, duas biólogas, Andressa Gatti e Joana Zorzal Nodari, representantes do Programa de Monitoramento e Conservação das Antas na Mata Atlântica Capixaba (Pró-Tapir), além de outros profissionais, foram até o local para acompanhar a operação de resgate.

“No local, após analisarem a situação do animal, foi elaborado um plano de ação que consistiu em realizar a escavação da caixa seca para que o animal pudesse realizar a sua saída de forma natural, em virtude do alto grau de estresse ao qual foi submetido, em razão da queda naquele local” – detalhou o comandante da PMA, capitão Fabrício Pereira Rocha.

De acordo com ele, uma máquina cedida pela Prefeitura de Sooretama foi utilizada na escavação da caixa seca. “Após concluída a escavação, saiu de forma natural e voluntária em direção a um córrego localizado nas proximidades, tomando destino ao seu habitat de origem”, enfatizou.

O capitão Fabrício orienta a comunidade para que, ao se depararem com situações envolvendo animais silvestres, evitar fazer o manejo dele, alertando que é necessário treinamento e cuidados específicos. “Pode ser perigoso para a saúde e um risco para a vida”. O oficial informa também que a população deve ligar para o telefone 3767.7611 informando a situação. “Uma equipe será encaminhada ao local e adotará as medidas necessárias para o resgate e soltura adequados”.

São Mateus–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here