Policiais militares da Terceira Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (3ª Cia do BPMA), após receberem uma denúncia anônima, encontraram cinco armas de fogo, sem o devido registro legal, além de munições e uma ave mantida com a asa cortada.

A ação transcorreu terça-feira (19), na comunidade do Córrego do Cavalo, na zona rural de São Mateus, ocasião em que realizavam uma fiscalização conjunta com agentes do IDAF/ES, a fim de verificarem a denúncia.

Ao avaliarem as armas, os policiais identificaram se tratar de uma espingarda de calibre ponto 36, três rifles de calibre ponto 22 e uma espingarda de calibre ponto 12, além de munições e componentes para recarga de cartuchos (pólvora, bagos de chumbo e espoletas).

“Durante a fiscalização na propriedade denunciada, foi constatado ainda pelos agentes que ocorria o funcionamento de uma pequena fábrica de moveis, sem a devida licença ambiental, sendo apreendida também um motosserra, sem o registro junto ao órgão competente (IBAMA)” – acrescenta a 3ª Cia do BPMA.

Leia também:   Submetralhadora é apreendida em Nova Venécia durante operação contra furtos e roubos na zona rural

Um homem foi conduzido à 18ª Delegacia Regional de Polícia Civil, por posse ilegal de armas de fogo e munições e outros delitos previstos na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98). O pássaro (maritaca) será encaminhado ao Iema, onde passará por triagem/reabilitação, após os quais será reintroduzido em habitat natural.

Importância de denúncia

Comandante da Terceira Companhia Ambiental, o capitão Fabrício Pereira Rocha ressalta a importância da participação social, por meio da realização de denúncias no Serviço Disque Denúncia 181.

As denúncias podem ser feitas pelo site (disquedenuncia181.es.gov.br) ou pelo telefone 181, sendo o anonimato garantido. Pelo site, há a facilidade do cidadão poder ainda anexar, fotos, vídeos e áudios, e, ainda, complementar o conteúdo da denúncia caso fique sabendo de novas informações. “Essas denúncias trazem informações importantíssimas e que direcionam a atividade policial, sendo que, em sua maioria, conduzem a resultados positivos, como apreensões de armas, munições, petrechos de caça, dentre outros bens utilizados para o cometimento de crimes ambientais” – ressalta o oficial.

Leia também:   PF cumpre mandado em casa de suspeito de armazenar conteúdo de abuso sexual infantil

 

Foto: Polícia Ambiental/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here