Proprietário da Fazenda Esplanada, localizada em Montanha, o produtor Vitor Alves decidiu inovar no cultivo de grãos no Espírito Santo. O plantio de soja, feito pela primeira vez em uma área de 600 hectares, teve ótima produtividade segundo Vitor.

Em entrevista à Rede TC de Comunicações, ele disse que a produtividade da colheita, feita recentemente, foi de 80 sacas de soja por hectare. Conforme Vitor, a média nacional é de 58 sacas por hectare. “Trabalhamos com seis pivôs plantados nesse primeiro momento. A meta é dobrar a produção para 12 pivôs centrais e fazer toda a parte de armazenamento” – salienta.

Estabelecida em Montanha, a Fazenda Esplanada é liderada pelo produtor rural Vitor Alves.
Foto: Vitor Alves/Divulgação

Segundo o produtor, a região mostrou grande aptidão para a cultura. “Foi uma boa surpresa. O norte do Estado se tornará o Mato Grosso do Espírito Santo” – frisa, lembrando que o estado do Centro-Oeste brasileiro é o maior produtor de soja do País.

Ele detalhou que o pivô consiste numa área integrada em um sistema de irrigação e que cada um é como uma espécie de setor na lavoura. Nesse sistema, uma área circular é projetada para receber uma estrutura suspensa com tubulações em um raio de giro em todo a área circular. A água é aspergida por cima da plantação. Esse foi o método utilizado no plantio e cultivo da soja na Fazenda Esplanada.

Leia também:   São Mateus disputa fase regional dos Jogos Escolares do Espírito Santo a partir de segunda-feira

“Pense grande, comece pequeno e ande depressa. Assim será a soja no Estado do Espírito Santo” – avalia.

O produtor destaca que para a próxima safra, 2023/2024, instalará mais seis pivôs na fazenda dele, dobrando a área de produção.

Com isso, a lavoura de soja localizada na Fazenda Esplanada terá cerca de 1,5 mil hectares, gerando 67 postos de trabalho.

Outra cultura que está em desenvolvimento no norte do Espírito Santo, conforme mostrou Reportagem do jornal Tribuna do Cricaré de ontem, é a de trigo.

Em entrevista, o produtor rural Arthur Orletti Sanders destacou que, junto com mais quatro produtores, pretende colher 500 toneladas de trigo ainda neste ano. A plantação fica em terrenos localizados nos municípios de Pinheiros, Montanha e Mucurici.

Leia também:   Iema abre inscrições de processo seletivo para Nível Superior

Foto do destaque: Vitor Alves/Divulgação

 

Leia também: Produtor espera colher 500 toneladas de trigo no norte do ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here