Presidente da empresa Petrocity Portos, José Roberto Barbosa da Silva disse que o avanço para a implantação do porto é lento, mas acontece a cada dia. Segundo ele, a previsão atual para início das obras de instalação do Complexo Portuário de São Mateus, em Uruçuquara, é a partir de 2024. José Roberto foi um dos palestrantes do Seminário de Óleo e Gás no Norte Capixaba, realizado nesta quinta-feira.
Leia também: Seminário reforça expectativa sobre avanços na produção de petróleo
Leia também: Seacrest afirma que triplicou produção de petróleo do Polo Cricaré
Ele frisa que o projeto atual foi protocolizado em 2018 no Instituto Estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo, não sendo o mesmo formato de projetos anteriores, que se iniciaram em 2013.
Contudo, ele relata que, em 2019, foi verificado que a competência para o processo ambiental seria do Ibama, o que foi dado início em 2020. José Roberta explica que a pandemia de coronavírus retardou os trabalhos nos anos de 2020 e 2021. Mas atualmente o processo foi cumprido, restando a realização de uma audiência pública, cuja previsão é acontecer até o mês de abril.
Com isso, José Roberto espera que até o mês de julho avance para o licenciamento prévio. Ele afirma que já tem empresas contratadas para os estudos complementares e assim a previsão é que a implantação do porto se inicie em 2024, começando pelo Condomínio Logístico e pela plataforma de gás. O presidente ressalta que, pelo contrato com o Governo Federal, a Petrocity tem até 31 de dezembro de 2026 para iniciar a operação.
Ferrovias entram no processo de licenciamento ambiental
Outro projeto da Petrocity é relacionado a ferrovias. O presidente José Roberto Barbosa da Silva disse que já foram liberados os termos de referência ambientais e contratadas as empresas para o licenciamento ambiental. Segundo o empresário, já há garantias de benefícios fiscais do Governo Federal e de Minas Gerais. Ele considera que a fase de licenciamentos ambientais é a mais complexa do projeto ferroviário.
O presidente acrescenta que já há contratos assinados com as empesas de fornecimento de trilhos e de vagões e locomotivas, assim como da área de tecnologia e de construção. José Roberto afirma que o projeto prevê a estrada de ferro do Complexo Portuário de São Mateus até Brasília, além de uma derivação de Barra de São Francisco até Ipatinga, e outra derivação de Unaí (MG) até Mara Rosa (GO).
Termelétrica de São Mateus deve participar de próximo leilão
O diretor técnico da Petrocity Energia, Danilo Caruso, que representou também a Badin Energia no Seminário de Óleo e Gás no Norte Capixaba, sustenta que a empresa está preparada para participar do próximo leilão de energia do Governo Federal, com vistas à construção de uma termelétrica. O projeto é para que a construção seja junto ao Complexo Portuário de São Mateus, em Uruçuquara.
“As perspectivas são que a termelétrica vá gerar emprego e trazer estabilidade ao sistema elétrico”. No entendimento de Danilo, a operação da termelétrica vai proporcionar que indústrias venham para a região, “tendo um sistema elétrico confiável para ter energia”.
Danilo frisa que após o leilão, ainda não marcado pelo governo federal, o planejamento é que a construção seja iniciada um ano depois e em quatro anos a termelétrica entraria em operação. Ele se mostra confiante e avalia que o mercado de São Mateus e região tem potencial de crescimento e desenvolvimento.
Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital