Os pedidos pela elevação do Ceunes em Universidade Federal do Norte do Espírito Santo (Ufenes) e curso público de Medicina para São Mateus já estão em análise no Ministério da Educação (MEC). Conforme detalha a Secretaria Municipal de Comunicação, as informações foram transmitidas pelo MEC à Prefeitura nesta terça-feira (15).

De acordo com a Secom, o MEC informou ao Executivo Municipal que “as solicitações já se encontram em fase de análise, dentro do contexto da Política Nacional e da Lei do Mais Médicos, na Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde, que prioriza as regiões com carência de profissionais técnicos da área médica”.

No dia 31 de julho, Daniel Santana e a secretária municipal de Educação, Marília Silveira, estiveram no Palácio do Planalto, em Brasília, a convite do MEC, participando da cerimônia de sanção da Lei que institui o Programa Escola em Tempo Integral. Nessa agenda com o presidente Lula, além do diálogo sobre parceria com vistas à Educação em Tempo Integral, foram levados os pedidos sobre a emancipação do Ceunes e criação do curso público de Medicina em São Mateus.

Leia também:   PRF apreende cinco quilos de fios de cobre no ES

Na ocasião foi entregue a Lula um livro com 12 mil assinaturas. Antes, as demandas foram entregues à ministra de Planejamento, Simone Tebet, e ao ministro da Reforma e Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.

Outros pedidos elaborados pela Associação de Ex-Alunos do Ceunes também foram entregues ao Governo Federal em visitas oficiais de ministros ao Estado.

CEUNES E GOVERNO LULA

O Ceunes foi criado em 2005 por ato do Presidente Lula no seu primeiro governo, quando movimento popular liderou a mobilização pedindo a criação de Universidade Federal. Naquele momento, o governo Lula criou o Ceunes, que possui atualmente 16 cursos de graduação, com 3.410 estudantes, além de cinco cursos de mestrado com 165 alunos.

 

Foto: Altis/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here