Já iniciando as comemorações dos 20 anos de canonização de São Daniel Comboni, a Paróquia de São Mateus realiza nesta quinta-feira (8), na Igreja Matriz (antiga Catedral), a entronização de uma imagem do santo que tem expressiva história com a Diocese de São Mateus.

São Daniel Comboni fundou o instituto dos Missionários Combonianos. Foto: Missionários Combonianos Brasil/Divulgação

Às 19h acontece a concentração defronte ao Hospital Maternidade São Mateus, onde ocorreu um milagre que proporcionou a beatificação de Comboni, passo importante para a santificação.

A entronização é a colocação de imagem, ícone ou quadro de santo em altar ou em lugar de destaque e de honra na igreja.

Pároco de São Mateus e vigário-geral diocesano, o padre Edivaldo Luís Klipel lembra que São Daniel Comboni é o fundador dos Missionários Combonianos. “Esse homem, filho de camponeses jardineiros pobres, tornou-se o primeiro bispo católico da África Central e foi um dos maiores missionários da história da nossa Igreja. Ele morreu aos 50 anos de idade na missão” – ressalta.

Padre Edivaldo frisa que a Diocese de São Mateus tem muito a agradecer a São Daniel Comboni, que completa em 5 de outubro os 20 anos de canonização, que foi realizada pelo Papa João Paulo II. “Não vamos deixar esse aniversário passar em branco”, afirma o pároco de São Mateus.

Leia também:   Ação conjunta prende segundo suspeito de envolvimento em homicídio em Aracruz

Conforme adianta, na concentração defronte ao Hospital Maternidade acontece o início da solenidade, com benção da imagem de São Daniel Comboni. Em seguida, os católicos seguem em procissão até a antiga Catedral, “onde foi preparado um lugar especial para ele [imagem do santo]”.

SÃO DANIEL COMBONI

Nascido na Itália em 1831, Daniel Comboni tornou-se o primeiro bispo católico da África Central e um dos maiores missionários da história da Igreja. Fundou o instituto dos Missionários Combonianos, em 1867, e o instituto das Irmãs Missionárias Combonianas, em 1872. O falecimento ocorreu no Sudão, em 10 de outubro de 1881.

 São Daniel Comboni foi declarado santo em 2003 pelo Papa João Paulo II

A beatificação é um dos passos do processo que pode levar ao reconhecimento de santo na Igreja Católica. Para se tornar beato é necessária a comprovação da intercessão de um milagre.

Conforme detalha a Diocese, o milagre que levou à beatificação de São Daniel Comboni ocorreu na década de 1970, no Hospital Maternidade São Mateus.

Leia também:   Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade

“Maria José de Oliveira Paixão era uma menina afro-brasileira que se encontrava internada no Hospital Maternidade São Mateus. O médico, doutor Carlos Cassiano, após uma cirurgia realizada no estômago da jovem, diagnosticou infecção generalizada, acrescentando que nada mais poderia ser feito por ela. Os pais muito tristes com a notícia decidiram rezar. De joelhos diante de uma fotografia do Bispo Dom Daniel Comboni, rezaram durante toda a noite suplicando sua intercessão junto a Deus, pedindo a cura da filha” – detalha o padre Edvaldo.

No outro dia, bem cedo, Maria José teria acordado plenamente curada. “Deus, com sua infinita misericórdia, teve compaixão da jovem e atendeu a interseção de Dom Comboni. Todos os exames realizados constataram que não existia o menor vestígio de infecção. Com mais um dia de internação, na manhã seguinte foi liberada com saúde normal” – acrescenta.

Os fatos foram enviados a Roma, acompanhado dos exames, radiografias, e o laudo médico, provando o estado anterior e o atual, “confirmando a manifestação Divina”. No processo longo na Igreja Católica, Dom Daniel Comboni foi beatificado no dia 17 de março de 1996, numa celebração eucarística na Basílica de São Pedro, no Vaticano, pelo Papa João Paulo II. Foi declarado como Santo da Igreja Católica em 5 de outubro de 2003 pelo mesmo pontífice.

Leia também:   Dom Aldo deixa a UTI e volta à internação no quarto

PRIMEIRA PARÓQUIA

Em 2027, a Paróquia São Daniel Comboni, em Guriri, comemora 25 anos. Foi a primeira paróquia no Mundo dedicada ao santo em sinal de agradecimento ao trabalho dos missionários combonianos na Diocese de São Mateus.

 

Foto de destaque: TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here