Duas associações de catadores de reciclados de São Mateus ganharam 30 tambores de 60 litros que deverão ser usados para recolhimento de óleo de cozinha, usado em restaurantes e cozinhas industriais.

Os tambores foram doados por meio de uma parceria público privada, envolvendo a Prefeitura de São Mateus, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e a Volare.

“Cada restaurante parceiro das associações ficará com um tambor onde o óleo será armazenado. Quando estiver cheio, um representante da associação passará para fazer o recolhimento do produto” – detalha a Secretaria de Comunicação.

“O dia da entrega foi cheio de significado: 17 de maio, Dia Internacional da Reciclagem instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e que busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens que resultam dos processos de produção” – complementa.

 

POLUENTE NOCIVO

Conforme destacam os estudos na área, o óleo de cozinha, descartado no meio ambiente ou na pia da cozinha, é um poluente altamente nocivo. Em quaisquer das duas opções tem efeito residual prolongado e é de difícil remoção.

Leia também:   Ceunes abre inscrições para o curso de mestrado profissional em Saúde Coletiva no dia 13 de maio

No esgoto doméstico, além de se acumular nas tubulações, quando chega às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), que irão separá-lo da água e tratá-lo para que a água possa ser novamente despejada nos mananciais, como rios e lagos, apenas 68% é eliminado –o que faz com que acabe chegando aos mananciais aquáticos. Além disso, o custo é alto, correspondendo a cerca de 20% da despesa com o tratamento do esgoto.

 

SABÃO E

BIOCOMBUSTÍVEL

Além de virar sabão e outros produtos, uma das principais destinações do óleo de cozinha reciclado é a fabricação de biocombustível.

 

Foto do destaque:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here