Servidores da unidade do Ifes em São Mateus aderiram ao Dia Nacional de Luta em Defesa da Rede Federal e realizam ato de manifestação defronte ao portão da instituição, localizada no Bairro Litorâneo, nesta quinta-feira (6), a partir das 6h30. A técnica Alini Altoé relata que a atividade terá a participação ainda do Comando de Greve do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) e movimento estudantil.

A previsão é de que o ato ocorra pela manhã com cartazes, faixas e utilização de um carro de som para falas dos servidores e estudantes. “Um movimento que vai gerar um certo barulho para chamar a atenção das pessoas e explicar sobre a greve”, reforça.

Alini relata que a adesão ao Dia Nacional de Luta foi definida em reunião na segunda-feira (6), na sede do Ifes em São Mateus. No encontro, foi explicada a proposta do governo apresentada na última mesa de negociação –que foi rejeitada pelo conjunto dos sindicatos da Educação Federal–, além de fala sobre o crescimento da greve no Ifes e a importância de fortalecer o movimento.

Leia também:   Anunciada a conclusão de praça no Bairro Boa Vista

Diante disso, o movimento convoca todos os servidores e estudantes do campus para paralisarem as atividades. Conforme relata, também ocorrerão atividades em outros campi do Ifes e da Ufes no Estado.

“O objetivo é chamar a atenção do Governo Federal para as pautas da greve, principalmente no que se refere à recomposição salarial, à reestruturação da carreira e à recomposição dos orçamentos dos institutos e universidades federais”, sustenta.

 

ADESÃO

A servidor Alini Altoé explica que até esta quarta-feira (8), houve adesão à greve na unidade do Ifes em São Mateus somente de técnicos, embora o movimento grevista tenha aprovado há cerca de um mês a adesão em todas as categorias de servidores da instituição.

“Amanhã [nesta quinta], alguns professores vão aderir a esse dia de paralisação, que também é considerado greve. Por enquanto está tendo aula normalmente. A gente acredita que, como tem essa atividade de paralisação, os professores vão parar e algumas aulas serão suspensas” – frisa.

 

Rodada de negociação no dia 13

Leia também:   Aumento na procura faz preço do arroz subir em São Mateus

 

Após a declaração do Presidente Lula, na terça-feira (7), na qual disse confiar em acordo na negociação com os servidores federais da Educação, o Governo Federal marcou uma nova rodada de negociação.

A servidora do Ifes em São Mateus, Alini Altoé relata que a reunião dos representantes do Governo com as categorias será segunda-feira (13), em Brasília.

Alini acredita que, após a declaração de Lula e o impacto e pressão da mobilização desta quinta, o Governo Federal deve apresentar uma proposta mais atrativa para as categorias da educação federal no dia 13.

Na última proposta, o Governo Federal propôs recomposição de 9% em 2025 e de 3,5% em 2026, mas sem nenhum aumento neste ano. Além de reajustes, os servidores reivindicam melhoria nos planos de carreira entre outros itens. A nova proposta da categoria que será levada para a mesa de negociação prevê aumentos de 7,06% em 2024, de 9% no ano que vem e de 5,15% em 2026.

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here