O Palmeiras estreou com vitória na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019, diante do Galvez-AC, por 2 a 0, na noite desta quinta-feira (03). O duelo foi disputado na Arena Capivari e os gols foram marcados por Patrick de Paula, no primeiro tempo, e Josué, na etapa derradeira. O embate marcou ainda o debute do novo uniforme PUMA, apresentado na última terça-feira (01).

Sediado em Capivari na Copa São Paulo de 2019, o Verdão ainda encara na primeira fase o XV de Piracicaba, no domingo (06), e Capivariano, na quarta-feira (09). O torneio conta com 128 clubes divididos em 32 grupos, e os dois melhores colocados de cada um avançam para a segunda fase.

Decacampeão Brasileiro no Profissional, o Alviverde venceu também o Campeonato Brasileiro Sub-20 em 2018. O clube levou o título inédito após golear o Vitória por 5 a 2, no Allianz Parque (9 a 3 no placar agregado das finais). Mais de 23 mil palmeirenses compareceram à grande final na arena do Verdão. Vale lembrar que algumas peças importantes deste grupo palestrino estão servindo a Seleção Brasileira no Sul-Americano de base, como o zagueiro Vitão, o lateral-esquerdo Luan Cândido, os meio-campistas Gabriel Menino, Gabriel Furtado e Alanzinho e o atacante Papagaio, além do atacante Anibal, convocado pela Seleção Paraguaia.

Leia também:   Atlético-MG vence a Aquidauanense-MS na estreia da Copa SP

O ano de 2018, aliás, foi o ano mais vitorioso da história da base do Palmeiras. O clube venceu 23 títulos do Sub-10 ao Sub-20 (todas as categorias venceram ao menos uma taça no ano). Destacam-se o Brasileiro Sub-20, o mundial de Clubes Sub-17, na Espanha, e os Paulistas Sub-20, Sub-17 e Sub-13, entre outros.

O Palmeiras aposta na experiência de seu elenco para conquistar o inédito torneio, pois, dos 25 jogadores relacionados para a Copinha de 2019, cinco disputaram a competição pelo clube em 2018: Matheus Teixeira, Iago, Matheus Neris, Léo Passos e Wesley. Além disso, também disputaram por outros clubes: Gomes (ABC), Mateus Barbosa (Figueirense), Helder (Ituano), Hélio (Remo), Thiago Alves (G. Novorizontino) e Marcos Antônio (Botafogo-SP).

Tradição na Copinha

A primeira partida da história da Copa São Paulo de Futebol Júnior foi disputada pelo Palmeiras em 24 de janeiro de 1969, diante do Nacional. O Alviverde participou de todas as 50 edições da competição e foi vice-campeão em 1970 e 2003.

Atletas de destaque que jogaram Copinha pelo Verdão

Já disputaram a Copinha pelo Palmeiras no passado atletas como Marcos, Bruno e Diego Cavalieri (goleiros), Mauricio, Thiago Gomes e David Braz (zagueiros), Ilsinho (lateral), Elias (volante), Marquinho e Rodrigo Taddei (meias) e Gabriel Jesus, Rafael Marques e Vágner Love (atacantes).

Leia também:   Flamengo vence River-PI e estreia bem na Copa São Paulo

O jogo

Devido a forte chuva em Capivari, a condição do gramado prejudicou a qualidade do encontro entre Palmeiras e Galvez-AC. Mesmo assim, o Verdão se mostrou superior ao seu oponente nas duas etapas, dominando os setores ofensivos e defensivos do campo.

Após algumas tentativas, o Alviverde conseguiu vazar a equipe acriana aos 32 minutos de bola rolando. O lance do gol nasceu de um cruzamento recebido por Guilherme Vieira dentro da grande área: o camisa 11 tocou para o meio até Patrick de Paula chegar finalizando de primeira, de pé esquerdo, sem dar chance ao arqueiro rival. (Palmeiras 1×0 Galvez)

Ao sair na frente, o Palmeiras soube administrar a vantagem e, apesar da indisposição do campo encharcado, conseguiu mostrar um bom futebol, inclusive nos aspectos individuais, como, por exemplo, com o japonês Sasaki – camisa 10 do time –, que aplicou bela caneta sobre seu marcador aos 42 minutos. Com consistência coletiva, a equipe comandada por Wesley Carvalho encerrou a primeira etapa com vantagem no placar.

Leia também:   Cruzeiro vence o Marília e segue para as oitavas da Copa SP

No intervalo, o jovem Gabriel Veron, de 16 anos, entrou no lugar de Sasaki, e o time palestrino seguiu imponente no segundo tempo, criando as melhores chances, até que, aos 41 minutos, após mais algumas tentativas, Josué fechou a contagem para o Verdão: ampliou a vantagem ao receber a pelota livre do companheiro Lincon, e ficar cara a cara com o gol para balançar as redes. (Palmeiras 2×0 Galvez)

Vale registrar que, ao longo da partida, ainda entraram Lincon, no lugar de Guilherme Vieira (17′ do 2ºT), e Hélio e Josué, respectivamente, nas vagas de Patrick de Paula e Airton (ambos aos 27′ do 2ºT), além de Thiago Alves no lugar de Marcus Meloni (43′ do 2ºT).

Palmeiras: Gomes; Marcus Meloni (Thiago Alves, aos 43′ do 2ºT), Iago, Willian e Esteves; Matheus Neris, Patrick de Paula (Hélio, aos 27′ do 2ºT), Sasaki (Gabriel Veron, no intervalo); Airton (Josué, aos 27′ do 2ºT), Wesley e Guilherme Vieira (Lincon, aos 17′ do 2ºT). Técnico:Wesley Carvalho.

Gols: Patrick de Paula, aos 32′ do 1ºT (1-0) e Josué, aos 41′ do 2ºT (2-0)

fonte: palmeiras.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here