A campanha Outubro Rosa começou ontem com o tema Quanto antes melhor, lançado pela Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). O objetivo da ação é conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

No Espírito Santo, o câncer de mama feminino é o maior causador de óbitos por câncer, conforme destaca a Secretaria Estadual da Saúde.

Segundo dados preliminares do Sistema de Informação de Mortalidade da Sesa, foram registrados 361 óbitos pela doença em 2019. De janeiro a agosto de 2020, 197 mulheres morreram em decorrência da doença.

Ainda de acordo com dados do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS), de janeiro a julho de 2020 o Estado registrou 898 casos de câncer de mama. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que o Brasil terá 66.280 novos casos de mulheres com esse tipo de câncer até o final do ano. Ainda segundo a estimativa, o Espírito Santo registrará mais 790 casos e a Grande Vitória terá 80 novos casos no mesmo período.

Leia também:   Operação em São Mateus prende suspeito de homicídio

 

Quase metade das mulheres descobrem a doença em estágio avançado

Referência da Área Técnica de Saúde da Mulher da Sesa, o médico Ary Célio de Oliveira aponta que 45,3% das mulheres descobrem a doença em estágio avançado. O especialista afirma que, para mudar essa estatística, é necessário a realização dos exames periodicamente, além de manter alimentação saudável e realizar atividades físicas.

“Para a prevenção de diversas doenças, entre elas o câncer de mama, é importante a realização regular de atividades físicas, ter uma dieta equilibrada, manter o peso ideal e, principalmente, evitar o consumo excessivo de álcool e cigarros” – explica o médico.

Ary Célio destaca ainda que quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de obter êxito positivo no tratamento. “As ações de detecção precoce do tumor têm como objetivo identificar as lesões pré-malignas ou câncer ainda no órgão de origem. Assim, as chances de ter sucesso no tratamento são maiores” – informou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here