Os olhos, assim como a pele, são as partes do corpo que estão mais sujeitas aos riscos decorrentes da exposição ao Sol. Durante o Verão, é comum protegê-los com acessórios como óculos escuros, por exemplo.

Porém, parte da população desconhece o fato de que, mesmo durante o Outono –que começa no Hemisfério Sul no dia 20 deste mês– e Inverno, os raios UV (ultravioleta) podem trazer efeitos nocivos à saúde.

De acordo com Gabriela Filgueiras Sales, oncologista e vice-diretora da Maple Tree Brasil, anos de exposição dos olhos ao sol sem proteção adequada podem causar o surgimento de alguns tumores oculares e aumentar sensivelmente o risco de catarata.

“As consequências da falta de cuidado com os olhos incluem desde a conjuntivite e ceratite de exposição, que se manifestam com sintomas como irritação, sensação de corpo estranho ou desconforto com a luminosidade, até outros mais graves” – observa.

CORONAVÍRUS

Tiago Bisol, um dos chefes do serviço de Oftalmologia do Hospital São Vicente de Paulo, explica que os alertas sobre os riscos de levar a mão contaminada ao rosto, por causa do coronavírus, contribuíram para aumentar a disciplina da população. “Tudo isso dificulta a contaminação da conjuntivite infecciosa e, felizmente, tem reduzido o número de casos registrados”, pontua o especialista.

Além de evitar levar as mãos sujas aos olhos, outra importante medida de proteção é não se expor excessivamente à luz solar e usar óculos escuros de boa qualidade.

 

Foto do destaque: Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here